Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Era digital chega a Colíder com PJe

 
A modernização processual chegou à Comarca de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) nesta quarta-feira (21 de setembro), data em que foi implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A nova plataforma desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça tem como função gerir a tramitação de processos com agilidade, segurança e eficiência.
 
Inicialmente, a ferramenta será utilizada no Juizado Especial Cível e na 1ª e 2ª Varas Cíveis da unidade judiciária. No juizado, mais de 900 processos serão migrados do sistema Processo Judicial Digital (Projudi) para o Processo Eletrônico, na próxima semana. A partir de 10 de outubro, as ações passam a ser protocolizadas exclusivamente via PJe.
  
Na solenidade de instalação do sistema, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo da Cunha, destacou que o Judiciário mato-grossense sabe onde deseja chegar e que a tecnologia foi o caminho escolhido para alcançar este objetivo. “O Processo Eletrônico veio nos ajudar na renovação das ações do Judiciário, a automação foi o meio encontrado para aprimorarmos nossas rotinas. O que nos trará, principalmente, avanços em produtividade e gestão de excelência do acervo processual para garantir uma Justiça mais acessível, célere e eficaz ao cidadão”.
 
Em explanação sobre a ferramenta, o juiz auxiliar da Presidência do TJMT Aristeu Batista Batista Vilella afirmou que a evolução se impõe no dia a dia. “Atualmente a tecnologia faz parte do cotidiano da sociedade e o Poder Judiciário não poderia ficar aquém deste anseio popular. Vivemos várias fases ao longo da história, saímos do papel para a era digital, e nos adaptamos a esta nova realidade com a adoção do PJe”.
 
Na concepção do diretor do Foro da Comarca, juiz Walter Tomaz da Costa, é preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico que a plataforma traz. “Ficamos felizes com esta implantação porque ela representa a ascensão do trâmite processual, que de imediato se descomplicará para todos os envolvidos numa ação. Situação crucial para a primazia da prestação jurisdicional”.
 
A aplicação do novo sistema é bem recebida pela direção da 11ª Subseção da OAB/MT de Colíder, de acordo com o presidente da classe, Ricardo Zeferino Pereira. “A virtualização de processos é altamente positiva para nós advogados, já que visa a melhoria do atendimento e a presteza da marcha processual. Somos parceiros do Tribunal de Justiça na busca por soluções que culminem no bem comum e essa ferramenta tem, entre outros benefícios, esta função direta”.
 
Com a instalação do PJe em Colíder, o novo sistema está implantado em 117 unidades judiciárias de 1º e 2º Grau, movimentando mais de 100 mil processos em todo o Estado. A meta é estender a ferramenta às unidades criminais no próximo ano e chegar a 100% das comarcas em dezembro de 2018.
 
Participaram da cerimônia de instalação da plataforma eletrônica o prefeito de Colíder, Nilson Santos, o coordenador da Promotoria de Justiça do município, Washington Eduardo Borrerê, a coordenadora da Defensoria Pública local, Alessandra Maria Ezaki, juízes das Varas Cíveis da Comarca, o juiz da Vara do Trabalho, Mauro Roberto Vaz Curvo, advogados, servidores da comarca, entre outras autoridades.
 
Saiba mais:
 
 
 
 
 
 
Viviane Moura/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 
 
 

22/09/2016 09:28