Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Posto de atendimento da Justiça Comunitária do CPA III auxilia população

Atendimentos sobre casos de divórcio, direito de família, união estável, pensão alimentícia, separação, guarda, entre outros, podem ser conseguidos no Posto de Atendimento da Justiça Comunitária, sediado na 7ª Companhia da Polícia Militar, localizada na Base Comunitária do Complexo da Lagoa Encantada do CPA III, em Cuiabá. Basta o interessado portar documento pessoal e comprovante de residência.
 
De acordo com a agente de justiça e cidadania do posto do CPA III, Ediberta Benedita da Silva, 63 anos, os interessados nos serviços devem agendar o atendimento pelo celular (65) 99244 9979. Ela revela que o serviço mais requisitado pelos usuários é a solicitação de segunda via de documentos, como RG, CPF. “Nossa missão é atender a comunidade na medida da sua necessidade. O trabalho é voluntário e gratuito, e tenho muito prazer em fazer”.
 
O posto oferece ainda informações sobre pensão alimentícia, audiência de conciliação, intervenção, briga de vizinhos, orientação sobre processos, herança, direito da criança e adolescente, adoção, responsabilidade civil, direito do consumidor e direito previdenciário. Dependendo do pedido, encaminha o interessado para Defensoria Pública, Conselho Tutelar, ou ao Fórum da Capital, parceiros da Justiça Comunitária.
 
Ediberta destaca que os parceiros são muito importantes para divulgação do funcionamento da unidade. “A PM, por exemplo, além de ceder uma sala para a Justiça Comunitária funcionar ao receber alguém já informa sobre nosso trabalho”, conta.
 
Em outra sala no complexo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) capacita pessoas interessadas em melhorar o currículo ou entrar o mercado de trabalho. Lá, o instrutor Carlos Antônio da Silva informa os participantes sobre a facilidade em buscar os serviços no Posto de Atendimento da Justiça Comunitária. “A maioria é trabalhador que não tem muito tempo e, se precisa de algo, já aproveita para fazer o curso e resolver alguma pendencia jurídica. Tudo em um só local”, informa.
 
Dois participantes do treinamento foram avisados e aproveitaram a oportunidade. O vigilante Jesuíno Manuel de Arruda correu para fazer pedido da carteira de pescador amador na Justiça Comunitária. Morador do bairro 1º de Março, em Cuiabá, teve a facilidade do posto ser perto da residência e, além disso, gratuito. “Não conhecia o serviço, mas agora irei avisar os parentes que gostam de pescar para fazer a carteira e evitar problemas com a fiscalização”, definiu.
 
O zelador Roosevelt da Silva também fazia o curso e foi até o posto. Ele também não sabia que no complexo da lagoa tinha o Posto de Atendimento. “Já solicitei a segunda via do RG, que tem mais de 20 anos. Como vi o colega pedindo a carteira de pescador amador e gosto de ir para o rio já pedi a minha para ficar tranquilo na hora de pescar”, encerra.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

18/03/2019 09:58