Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Sistema Eletrônico de Execução: capacitações já começaram e seguem até dia 21

Celeridade e efetividade à implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) são algumas das finalidades da capacitação que começou na manhã desta segunda-feira (18 de março), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Hoje, o evento é destinado aos servidores e membros do Ministério Público e tem como objetivo apresentar a funcionalidade do programa e os benefícios que ele trará para a tramitação dos processos de execução penal.
 
A implantação do projeto segue orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mato Grosso é o quinto Estado a ter o programa implantado e, para o treinamento do público, conta com o auxílio de juízes e servidores destacados pelo CNJ. A apresentação de hoje foi realizada pelo servidor do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Márcio Bandeira, que explicou a operacionalidade do sistema, com informações sobre como utilizá-lo, fazer pedidos, dar andamentos, por exemplo. Ou seja, tudo que se faz em um processo físico e pode ser realizado eletronicamente.
 
O juiz Albino Coimbra Neto, auxiliar do CNJ, destacou que a capacitação é uma etapa primordial da implantação do Sistema SEEU, até mais importante que a própria implantação, tendo em vista que os entes parceiros do Judiciário também precisa saber operar o sistema. Ele aproveitou para ressaltar a rapidez e a transparência do programa.
 
“Não tenho dúvida que o sistema traz muito mais rapidez, pois o processo não precisa ser encaminhado de um lugar para o outro. A transparência que ele oferece também é importante. O SEEU é um sistema eletrônico onde qualquer pessoa que tenha acesso a um computador pode acessar todos os dados, desde que não sejam sigilosos. O processo permite transparência total à sociedade porque a ação está ali em uma tela do computador. Mato Grosso está de parabéns pela adesão rápida a esse programa que trará ainda mais economia de tempo e de dinheiro ao TJMT”, ressalta.
 
No Estado, a implantação do sistema eletrônico começou em janeiro de 2019 com a digitalização dos processos de execução que tramitam nas Comarcas. Capitaneada pelos desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente do TJMT) e Luiz Ferreira (corregedor), a adesão à instalação do programa foi voluntária por parte da Justiça Estadual de Mato Grosso.  
 
De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Mato Grosso (CGJ-MT), Otávio Vinicius Affi Peixoto, a força-tarefa de servidores e juízes vinculados ao CNJ, recebida nesta semana, dá início a uma nova fase da implantação do SEEU no Estado. Segundo ele, além de prosseguir na digitalização, paralelamente começará o cadastro e a implantação das penas no sistema.
 
“O SEEU faz uma otimização geral da execução de pena. Você não tem sequer comunicação por meio físico. Além disso, toda a questão de relacionamento institucional entre o sistema prisional e o Poder Judiciário é feita de forma eletrônica, assim também com relação à Defensoria Pública, ao Ministério Público e aos advogados. Esses fatores somados nos dão a segurança de evitar o benefício vencido, a apuração de faltas com maior celeridade e, consequentemente, a execução de penas se melhora como um todo”, pontua o juiz.
 
Atualmente, Mato Grosso tem cerca de 185 mil processos criminais e, pouco mais de 44 mil representam execução penal. Affi, conclui afirmando que a implantação do SEEU representa a virtualização de cerca de 25% dos processos da justiça criminal do Estado. “A expectativa é bastante boa e, com certeza, teremos mais celeridade, efetividade, presteza e eficiência da execução da pena.”
 
As capacitações seguem até o dia 28 de março, sempre das 9h às 12 e das 14h às 17h. Veja abaixo o cronograma para o público externo.
 
18 de março
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para membros do Ministério Público;
 
19 de março
Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, para advogados;
 
20 de março
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para membros da Defensoria Pública;
 
21 de março
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para integrantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp);
 
25 de março (se houver necessidade)
Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, para advogados;
 
26 de março (se houver necessidade)
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para membros do Ministério Público;
 
27 de março (se houver necessidade)
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para membros da Defensoria Pública;
 
28 de março (se houver necessidade)
Auditório Gervásio Leite, no TJMT, para integrantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
 
 
Abaixo leia matérias sobre correlatas.
 
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409
 
Modificada às 14h30.

18/03/2019 12:16