Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Judiciário em Movimento leva serviços aos bairros de Rondonópolis

Com o intuito de promover a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso implantou o projeto “Judiciário em Movimento”, que reúne as iniciativas da Escola Itinerante, Jornada de Estudos, Audiências Públicas e de Acesso à Justiça, e agrega outros serviços a serem oferecidos por instituições parceiras. É o Poder Judiciário levando cidadania aos bairros e municípios do interior. A primeira edição será realizada de 8 a 13 de abril, em Rondonópolis.
 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, destaca que o projeto reforça o slogan da atual gestão: Justiça em Movimento, Acessível, Célere e Eficiente. “Esta iniciativa busca levar o Poder Judiciário para mais perto do cidadão. Ela vem se somar a outras ações que desenvolvemos, que visam alcançar maior celeridade na tramitação dos processos judiciais. Estas são duas das nossas prioridades. Maior aproximação com a sociedade e maior agilidade para julgar”.
 
De acordo com o coordenador do Justiça em Movimento, juiz auxiliar da Presidência, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, o Poder Judiciário deverá realizar quatro encontros por ano de gestão. “Começaremos por Rondonópolis. Além das ações levadas pelo Poder Judiciário como os atendimentos feitos pelos Juizados Especiais (juizado itinerante), Juizado Volante Ambientatl (Juvam) e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (CEJUSC), as Comarcas firmaram parcerias com o município para ofertar serviços aos cidadãos como confecção de documentos e corte de cabelos”, cita.
 
O diretor do Fórum de Rondonópolis, juiz Francisco Rogério Barros, disse se sentir honrado em estrear a edição 2019 do Judiciário em Movimento e prepara uma série de ações para divulgar o projeto. “Já fechamos parceria com a Prefeitura de Rondonópolis que irá disponibilizar quatro escolas para as atividades e também irá fornecer alguns serviços como cadastro da Assistência Social, aferição de pressão e o laboratório para os exames de DNA para o projeto Pai Presente. Todos os serviços serão prestados sem custos para a população”, destaca.
 
De acordo com o magistrado, a cada dia o projeto será realizado em um bairro da cidade, começando na Praça Brasil, no Centro (8/4), passado pela Vila Mineira (9/4), Parque São Jorge (10/4), Parque Universitário (11/4) e Jardim Liberdade (12/4).
 
“Rondonópolis possui cerca de 200 bairros e uma população de mais de 200 mil pessoas. Escolhemos os mais carentes e com grande concentração de moradores. Nossa ideia é levar para os bairros todos os serviços que o Judiciário realiza diariamente, mas muitas vezes os moradores desses bairros tem dificuldade de acessar”, completa.
 
Paralelamente serão realizadas atividades voltadas para os servidores, advogados e magistrados. A abertura da Jornada de Estudos irá ocorrer na noite de sexta-feira (12) com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas do e do juiz auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daniel Carnio Costa.
 
Judiciário em Movimento - O projeto do Poder Judiciário se desenvolve em quatro eixos de atuação: Audiência pública - para garantir que o cidadão tenha acesso à justiça; Jornada de Estudos, para efetivar a integração entre o Poder Judiciário, instituições, entidades e organizações e promover a gestão por competências, garantindo a capacitação continuada; Escola Itinerante, com finalidade de garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, serviços e sistemas; e Acesso à Justiça com a realização de atendimentos à população local, Implementação de Círculos de Construção de Paz (não conflitivo) com os alunos da rede pública de ensino, no bairro que será contemplado com o evento, realização de sessões de conciliação e mediação com a participação da Defensoria Pública Estadual local e a difusão da Oficina de pais e filhos na comunidade local.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

18/03/2019 14:11