Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Alta Floresta promove palestra sobre violência doméstica para profissionais da saúde

Enfermeiras, técnicas de enfermagem, estudantes, assistentes sociais e psicólogas da rede municipal de saúde de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá) participaram de palestra sobre violência doméstica promovida pela diretoria do Foro da Comarca, em virtude da Semana Justiça pela Paz em Casa – movimento nacional do Poder Judiciário em prol do combate à violência contra a mulher.
 
A juíza-diretora do Fórum, Milena Ramos de Lima e Souza Paro, definiu o público da palestra pensando na importância de esclarecer o assunto com os profissionais que muitas vezes fazem o primeiro atendimento às mulheres vítimas de violência.
 
“Nós quase não vemos a capacitação de pessoas que lidam com essas vítimas para tratar corretamente do tema. Ao relatar o caso concreto, em regra, são os primeiros profissionais a atenderem essas mulheres, então se não souberem lidar com a situação tudo fica mais difícil para as vítimas”, pontua a magistrada.
 
A plateia de 70 pessoas assistiu a palestra da juíza Milena Paro sobre os aspectos jurídicos da violência contra a mulher, seguida de esclarecimentos sobre os aspectos psicossociais, que foram apresentados pela psicóloga do Fórum, Leila Ribeiro de Moraes. Além disso, o workshop também divulgou vídeos, indicadores e pesquisas realizadas de acordo com a realidade social de Alta Floresta.
 
“A avaliação que faço é positiva, acreditando que alcançamos os resultados pelos relatos dos participantes. Constatamos que foram obtidas informações valiosas para que possam utilizar, no dia a dia, durante o trabalho ao receber as vítimas”, finaliza a magistrada.
 
Esse foi o primeiro workshop dessa natureza realizado pelo Fórum de Alta Floresta, de modo que a juíza-diretora pretende promover eventos semelhantes nas próximas Semanas Justiça pela Paz em Casa com profissionais de outras áreas que possam se capacitar com o objetivo de enfrentar o tema junto com as vítimas.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

19/03/2019 12:13