Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Advogados recebem capacitação do SEEU

Cerca de 80 advogados participaram de uma das capacitações ofertadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso para a implantação do SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado), nesta terça-feira (19 de março), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT).
 
A capacitação foi ministrada em dois turnos pela servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) designada pelo CNJ, Gislene Sousa Salomão, que apresentou todos os detalhes do sistema necessários para a operacionalização dos advogados.
 
Desde o cadastro, que pode ser feito pelo próprio advogado na plataforma atual do sistema, ferramentas necessárias de sistema operacional, navegador, até uso do token e upload de arquivos foram explicados minuciosamente na capacitação, tirando todas as dúvidas dos participantes.
 
"É necessário que a gente comece a pensar de outra forma. Temos que abstrair o processo físico, em que alguém está com ele e ninguém mais tem acesso. Eu acredito que o SEEU é um sistema que vai revolucionar a execução penal”, destacou a servidora Gislene Salomão.
 
Para o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB-MT, Gonçalo Adão, a ferramenta é muito bem-vinda e representa o avanço tecnológico do Poder Judiciário.
 
“Se nós pudermos ter algo para dar ainda mais celeridade dentro do processo da execução penal, que seja bem-vinda a ferramenta. A OAB é parceira do Tribunal de Justiça e entende a necessidade de que precisamos avançar. Nada melhor para avançarmos como o uso da tecnologia”, pontuou o advogado.
 
De acordo com o advogado Augusto Bouret, membro da Comissão de Direito Penal, Mato Grosso possui cerca de 25 mil advogados, de forma que a Ordem solicita que os advogados compareçam à capacitação ou acompanhem a transmissão ao vivo disponibilizada pelo TJMT, pelo Youtube.
 
“Estamos falando em âmbito estadual, com comarcas distantes mais de 1.000 km da capital. O ideal é que os advogados que atuam na execução penal compareçam para tirar suas dúvidas e aprendam realmente como funciona o sistema. A nossa expectativa é a melhor possível, será um avanço sem sombra de dúvidas”, destaca.
 
As capacitações seguem durante toda a semana, destinadas a cada grupo que compõe o sistema de execução penal (Ministério Público, Defensoria, Governo do Estado e advogados). O SEEU começa a funcionar no Judiciário mato-grossense a partir do dia 18 de abril.
 
Confira também:
 
 
 
 
 
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

19/03/2019 16:44