Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Tribunal de Justiça implanta Política de Sustentabilidade

 Reduzir o consumo de energia, aproveitar melhor a água e dinamizar contratações sustentáveis são apenas algumas das ações previstas na Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário Estadual. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, destacou a importância das ações desenvolvidas por todos, incluindo as unidades judiciárias. O objetivo é estabelecer a política de sustentabilidade do PJMT, nortear ações e alinhar à missão, visão e valores do próprio Poder na busca por um mundo melhor.
 
A Política de Sustentabilidade foi equiparada à Política de Gestão de Pessoas, uma vez que também tem o objetivo de promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e, consequentemente, diminuir os índices absenteístas (faltas no trabalho) e melhorar a produtividade. A harmonização dos objetivos sociais, ambientais e econômicos com vistas à preservação potencial da natureza para a produção de recursos renováveis, a limitação do uso dos recursos não renováveis e o respeito à capacidade de renovação dos sistemas naturais estão entre as ações a serem desenvolvidas.
 
A portaria prevê ações de promoção, capacitação, conscientização e sensibilização dos servidores, colaboradores, terceirizados e estagiários, além do próprio usuário da Justiça. O PJMT repensará a necessidade de consumo, reduzirá, reutilizará e reciclará materiais usados e/ou matérias-primas, para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. O processo de aquisição, realizado via licitações, também deverá atender critérios de sustentabilidade.
 
O Poder Judiciário já conta com dezenas de ações sustentáveis. Entre as principais estão a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), adoção de canecas em substituição a copos descartáveis e reutilização de água, no Fórum de Cuiabá.
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

21/03/2019 15:34