Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Disputa sustentável: unidades do Judiciário que mais economizarem serão premiadas

 A disputa mais sustentável do Poder Judiciário já está em pleno vapor e agora ganhou um nome especial, Economia Legal. Neste projeto de conscientização do consumo, cada uma das 79 comarcas e os departamentos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso são incentivados a reduzir gastos com energia elétrica, telefonia fixa, telefonia móvel, Correios, impressão de papel e material de consumo.
 
“Todas as comarcas que conseguirem economizar despesas em relação ao ano anterior são recompensadas com um selo”, informa a assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça (Coplan), Vera Lícia de Arimateia Silva. A ação atende ao eixo Melhoria na eficiência operacional e jurisdicional, da atual gestão.
 
A medição dos resultados é realizada com a ferramenta Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que foi criada em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Os dados podem ser acompanhados mês a mês pela intranet e os resultados são a compilação dos dados de novembro do ano anterior a outubro do ano vigente”, completa Vera Lícia.
 
O projeto começou a ser implantado em 2013, com o levantamento de dados para um diagnóstico realizado pelo CNJ. No ano seguinte os Tribunais foram selecionados para implantar ações de sustentabilidade. Em 2016 as atividades tiveram início nas comarcas, no ano seguinte houve inclusão de duas despesas. No ano passado os tribunais foram inseridos nesta disputa saudável e neste ano outras despesas foram inseridas no programa.
 
“Cada redução de despesas é importante por isso merece ser reconhecido. Aquela comarca que conseguir economizar de 5% a 9,9% das despesas em relação ao ano anterior é recompensada com o selo Bronze, se o índice de economia for entre 10% a 14,9% receberá o selo Prata, entre 15% a 29,9% será reconhecido com Selo Ouro, já os que cortarem despesas em 30% ou mais receberá o Selo Diamante”, cita a assessora.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

21/03/2019 15:58