Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Parque da Família em Cuiabá recebe mudas de ipês do Verde Novo

A equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam), em mais uma ação do projeto Verde Novo, fez o plantio de mudas de árvores nativas na calçada do Parque da Família, em toda a extensão que margeia a Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, em Cuiabá.
 
As 38 covas receberam mudas de ipês rosa e roxo, medindo 1,80 de altura. “É mais uma mobilização para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, que podem contar com uma cidade mais arborizada e com um sombreamento especial”, frisa Sérgio Savioli Resende, assessor do Juvam.
 
De acordo com Resende, essa primeira atividade, no sábado (23 de março), é o início do plantio de 300 mudas de ipês que serão distribuídas nos 32 mil metros quadrados do Parque da Família, localizado no Residencial Terra Nova.
 
Além da arborização, o ambiente, segundo a Secretaria de Serviços Urbanos da Capital, contará com pista para caminhada, campo de futebol, um lago, iluminação com lâmpadas LED, vários tipos de aparelhos voltados para a prática de exercícios físicos e um espaço planejado para pets.
 
“Essa ação tem proporcionado melhorias à cidade e, consequentemente, para a população”, acredita o engenheiro florestal Marcos Antônio Couto Campos, coordenador do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e assessor ambiental do Lions Clube, parceiro no plantio das mudas de árvore. Ele assegura que a chegada de mais árvores significará no futuro a diminuição de ilhas de calor em Cuiabá.
 
Marcos Antônio tem contado com a ajuda da sobrinha Vitória Yasmin Gonçalves Campos, recém-aprovada para o Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Estou tendo a oportunidade de aprender e experimentar algumas situações da profissão antes mesmo de começar a estudar”, comemora.
 
O projeto Verde Novo é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juvam, em Parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
O Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA - Área de Mobilização Ambiental. Dessa forma, essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.
 
Leia outras matérias sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

25/03/2019 11:07