Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Exposição busca sensibilizar e chamar atenção para a adoção

“O que os olhos veem o coração sente” é o nome da exposição, com cerca de 40 fotos e carregada de bons sentimentos, que tem um objetivo muito claro: estimular a adoção. São famílias que se completaram com filhos gerados pelo coração, os filhos adotivos. A exposição está na sede da OAB, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, e faz parte da comemoração dos 10 anos da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), celebrado em 5 de março.
 
A presidente da Comissão de Adoção da OAB, Tatiane Barros, destacou a necessidade de se promover eventos como este. “A preferência das famílias ainda é por crianças de zero a 3 anos, mas quando se vê uma criança desfilando ou na exposição, cria a empatia. Nós queremos dar esta visibilidade a estas crianças que ainda estão no lar”, revelou. “São crianças e adolescentes que trazem muito mais dores. Existem crianças para adoções especiais, com doenças crônicas, deficiências, grupos de irmãos, mais velhos. Existem outros perfis que querem e precisam deste amparo”, acrescentou a presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon.
 
Foi o que aconteceu com Carmita Araújo e o marido. Depois de dois filhos biológicos, resolveram adotar e vão para o quinto filho adotivo. “Eu fui até uma casa lar, só pra ajudar a fazer o cabelo, a maquiar as meninas pra fazerem as fotos para a exposição e me apaixonei por uma menina de 13 anos. Chegamos à conclusão que seria uma madrinha afetiva, com fins de adoção. No dia seguinte já preenchi a ficha e depois de algum tempo, acho que ela já passará o aniversário dela comigo. Quem resolver adotar deve estar de coração aberto para a adaptação e se doar. Não é um produto, é um ser humano, e precisa de dedicação. Eu estava certa de que não adotaria mais, mas o amor veio novamente. Minha casa estava preparada, meu carro tem um lugar a mais e estamos felizes”, revelou Carmita
 
Durante o lançamento da exposição, a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, assumiu o cargo de madrinha afetiva da Ampara, e disse que também tem uma filha adotiva. “Passamos por todos os trâmites e isto é muito importante para fortalecer a relação. A adoção é um ato de amor e precisa ser incentivada e ter visibilidade”, disse Virgínia Mendes. “Ela conhece as dores e a ansiedade, e o exemplo vem de dentro da própria casa. Temos uma ótima expectativa com nossa madrinha”, ressaltou. Ela revelou ainda que após a 1ª edição da exposição oito crianças foram adotadas.
 
“A Ampara prepara os pretendentes para a adoção e a Corregedoria tem o cadastro das pessoas que desejam adotar e das crianças disponíveis. É muito importante esta cooperação e a cada dia envolvermos mais pessoas nesta causa. Quem pretende adotar deve fazer um cadastro que já pode ser feito de forma virtual”, explicou a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Edleuza Zorgetti. Clique AQUI.
 
A responsável pela Ceja, ligada à Corregedoria, Elaine Zorgetti, salientou a necessidade de se seguir todos os trâmites. Após preencher o formulário de habilitação e anexar os documentos necessários, o processo está automaticamente aberto e passa a tramitar na comarca. Os pretendentes recebem uma senha (chave de acesso) para poder acompanhar o andamento. O processo de habilitação será concluído após a realização do estudo psicossocial, participação em um curso preparatório para adoção e intervenção do Ministério Público, com a consequente sentença favorável proferida pelo juiz da Vara da Infância e Juventude.
 
As vantagens do cadastramento online são a possibilidade de alterar o perfil desejado a qualquer momento, o acompanhamento da posição na fila de adoção e a facilidade da atualização de dados cadastrais como telefone e endereço.
 
A 2ª edição da exposição fotográfica é uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a OAB-MT, Ampara e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). As fotos retratam a convivência familiar e foram captadas pelo fotógrafo voluntário Rainer Giugni. A exposição teve autorização judicial e será itinerante. Fica no saguão da OAB esta semana, em abril segue para o TCE e, em maio, mês da adoção, estará no Pantanal Shopping. Confira as fotos.
 
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

25/03/2019 13:27