Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Nosso Judiciário fala sobre Juizados Especiais para 420 estudantes

Como funcionam os Juizados Especiais, como ingressar com ação no Juizado Especial Cível, qual a competência do Juizado Especial Criminal, crimes de redes sociais entre outros assuntos foram abordados durante palestra proferida nesta segunda-feira (25), para cerca de 420 alunos da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, do Recanto dos Pássaros, em Cuiabá durante visita do projeto Nosso Judiciário.
 
Esta é a 79º unidade educacional visitada pelo Nosso Judiciário desde quando teve início em 2015. O projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso leva conhecimentos sobre o Poder Judiciário às escolas. O técnico judiciário, Neif Feguri Neto, um dos responsáveis pelo programa, deu uma verdadeira aula sobre o funcionamento, cargos e qual a função dos principais membros do Judiciário, além de realizar a distribuição de cartilhas.
 
“O objetivo do projeto é aproximar o Judiciário da população e desde o lançamento, há 5 anos, até agora já atendemos mais de 19 mil alunos de escolas públicas e privadas do ensinos fundamental e médio”, explica o técnico judiciário.
 
A Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral é a quarta a receber a visita em 2019 e a pretensão e passar por 22 unidades este ano. A professora de Artes, Ana Lúcia Taveira, que atua com crianças e adolescentes há 19 anos parabenizou a iniciativa e disse que o que foi discutido na palestra será usado pelos professores como conteúdo de ensino. “O terceiro ano irá debater esta cartilha com vista ao próximo Enem. Todo que vem de fora para os alunos já insere conteúdo e acrescenta para eles. Vocês estão de parabéns pelo projeto”.
 
“Estamos trabalhando na faixa etária que é uma transição de adolescente para a fase adulta e nos da escola ficamos muito largados a própria sorte, e se não formos nós educadores darmos alguma orientação, eles ficam perdidos. O fato do Judiciário sair da sua zona de conforto e vir para a ponta, para a periferia, trabalhar estes temas desmistifica para o aluno e até para nós professores, que não temos muito tempo não”, reforça.
 
A mensagem que mais marcou o aluno do 3º ano, José Jorge Nascimento, 16 anos, é que a “lei é para todos”. “Tinha questões que não estavam claras, muitas informações importantes foram ditas aqui e a principal é de que a justiça é para todos e acessível”
 
A estudante Milena Gonçalves, 18, do 3º ano, acredita que o bate-papo até despertou interesse em alguns colegas de seguir carreira jurídica. “Pode desencadear o interesse de alguns em fazer Direito e até ajudar o próximo com alguma informação que foi aprendida aqui. Ele explicou que podemos procurar pela justiça quando for preciso e, além disso, esse conhecimento pode auxiliar a gente a elaborar um redação, discutir a questão política”, acredita.
 
Veja mais informações no Flickr. Clique AQUI.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

25/03/2019 15:22