Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Alunos de Rondonópolis são recepcionados pelo TJMT

Após quatro horas de viagem, alunos rondonopolitanos chegaram à Capital mato-grossense para conhecer o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os 55 acadêmicos do curso de Direito da Unic, campus Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), foram recepcionados pelo juiz auxiliar da presidência Luiz Octávio Saboia, na quarta-feira (15 de maio).
 
Por meio do projeto 'Nosso Judiciário', os universitários percorreram as dependências da sede da Justiça e acompanharam uma sessão de julgamento, passaram pelo setor do Protocolo, a ala dos desembargadores, pela Secretaria Criminal Unificada e por fim conheceram um pouco da história do Poder Judiciário de Mato Grosso no Espaço Memória.
 
O juiz auxiliar falou sobre sua trajetória em 20 anos de magistratura. Na oportunidade, ressaltou a importância do projeto. “O Nosso Judiciário é fantástico, na medida em que a gente desmistifica o Poder Judiciário e abre as portas para eles, começam a compreender o funcionamento do órgão da justiça e entendem aquilo que se planeja para o judiciário do futuro”. O magistrado ainda destacou que os acadêmicos de hoje serão os profissionais de amanhã. "Eles são o nosso futuro, se não prepararmos para atuar dentro do sistema de justiça, nós teremos profissionais com formação deficitária, então é o papel do Tribunal contribuir para essa formação”, afirma.
 
Para o professor de Direito Civil e do Trabalho, Paulo de Souza Freitas Junior, a visita dos estudantes ao Tribunal de Justiça proporciona um contato diferenciado com a prática. “É muito gratificante, pois eles têm a oportunidade de conhecer o funcionamento, de ver como é a atuação dentro do Poder Judiciário dando para eles mais motivação para ver na prática aquilo que eles aprendem em sala de aula. Para mim é muito gratificante, pois proporcionar aos alunos um momento como esse é de muita valia”.
 
Pela primeira vez no Palácio da Justiça, a jovem aluna do 7° semestre Adriana Rui, 21 anos, conta como foi a experiência. “Fiquei muito feliz, sempre tive vontade de conhecer e agora que surgiu essa oportunidade eu disse que viria. Eu amei a visitação e o que mais me chamou a atenção foi o Espaço Memória, muito incrível! Gostei dos conselhos que o juiz nos deu, achei muito motivador e me deu um gás para continuar e esquecer o cansaço, isso nos incentivou a querer buscar mais conhecimentos”.
 
A acadêmica Emyli de Jesus Ferreira sonha em ser delegada e conta que chegar ao Tribunal gerou mais motivação e a impulsionou a não desistir dos seus objetivos. “Não é a primeira vez que venho aqui e com certeza dessa vez foi diferente, pois me inspirou muito. Me senti motivada em conhecer o Espaço Memória, foi uma experiência diferente e creio que essa visita vai me auxiliar a persistir focada”, finaliza.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Confira AQUI.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

16/05/2019 16:20