Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo distribui árvores durante inauguração do Parque da Nascente

O projeto Verde Novo escreveu mais uma página na história de Cuiabá ao participar da cerimônia de inauguração do Parque da Nascente, localizado entre os bairros Morada do Ouro I e II, na noite desta quinta-feira (16 de maio). A equipe do Poder Judiciário promoveu ações de plantio e distribuição de 250 mudas de árvores frutíferas e nativas de Mato Grosso.
 
O projeto que nasceu em 2017 para ser uma grande homenagem ao tricentenário da Capital mato-grossense foi idealizado pelo juiz responsável pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo curvo. Já foi ultrapassada a marca das 41 mil mudas disponibilizadas à população cuiabana – seja por meio do plantio ou da distribuição gratuita de árvores.
 
Há 35 anos morando no bairro, dona Maura Aparecida, disse que tinha muito desejo de conseguir uma muda de ata. “Meu sonho era achar uma boa muda de ata para plantar no meu quintal. Gosto muito do bairro e estou feliz com essas ações: tanto a inauguração da praça, que aqui era um verdadeiro lixão e a distribuição de mudas. Vou levar algumas para plantar na área que fica ao lado da minha casa também”, disse a moradora que saiu com várias mudinhas nas mãos.
 
O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, agradeceu a parceria do projeto. “Queremos agradecemos muito ao Juvam e o projeto Verde Novo, por nos auxiliar e nos ajudar no plantio das árvores aqui no parque”, disse.
 
O parque é resultado do esforço coletivo de entre Poder Judiciário, representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Águas Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Ação Verde. Com uma área aproximada de 30 mil m², o espaço, localizado entre os bairros Morada do Ouro I e II (na Grande Morada da Serra), passou por um completo processo de transformação, alinhando à oferta de lazer com a preservação ambiental.
 
Foram plantadas mais de 1,5 mil mudas – parte delas disponibilizadas pelo projeto Verde Novo. Do local, foram retirados mais de 100 caminhões de lixo, que soterravam a nascente do Córrego Gumitá. Construção de pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço para pets (ParCão), e uma grande passarela de contemplação. Ainda foram executados os serviços de iluminação, jardinagem e paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, e recuperação das vias no entorno.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 
 

17/05/2019 13:17