Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Comarcas realizam atividades contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil

 Na Comarca de Rosário Oeste (128 Km ao norte de Cuiabá) promoveu uma palestra sobre abuso e exploração sexual contra criança e adolescente, no Distrito de Bauxi. O evento, nesta sexta-feira (17 de maio), reuniu estudantes e professores das Escolas Estaduais Isac Rodrigues, João Calixto e Elizabeth Evangelista.
 
Além do juiz e diretor do Fórum, Ricardo Nicolino de Castro, da psicóloga Ligia Sarubbi Santos e da assistente social Juscélia Medeiros, da equipe multidisciplinar do Programa Bem Viver, de servidores da Comarca, a palestra foi prestigiada pela Polícia Militar e Conselho Tutelar do município. A promotora de Justiça Luane Rodrigues Bonfim também falou sobre o tema.
 
Na programação do evento também teve apresentação de teatro, encenado por estudantes, e a exibição do filme “Mariana boca a boca no trombone”. De acordo com o magistrado, essa foi a forma que a Comarca decidiu marcar as atividades de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.
 
E a Comarca de Colíder (650 Km ao norte da Capital) realizou passeata nas principais ruas da cidade para lembrar a data. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, contou com a participação da juíza Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade, da 2ª Vara da Infância e Juventude, e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por fim, a Comarca de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá) promoveu um workshop com o tema "Todos contra o abuso sexual infantojuvenil", no dia 15 de maio, no plenário do Tribunal do Júri. Na programação, foi proferida uma palestra sobre a importância de uma rede de serviço atuante no combate ao abuso sexual infantojuvenil, promovida pela promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas.

Segundo o juiz Jean Garcia Bezerra, da Vara da Infância e Juventude, "a ação foi realizada com o propósito de capacitar profissionais da gestão escolar, professores, enfermeiros e técnicos de enfermagem na identificação e conduta dos casos envolvendo vítimas de abuso sexual".
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409

17/05/2019 17:14