Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Comarcas alertam a população sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

Na Comarca de Rondonópolis, na região sul, 212 Km de Cuiabá, a Vara da Infância e Juventude realizou, no sábado (18 de maio), caminhada no centro da cidade para alertar a população sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Foi muito bom, e nossos parceiros públicos e privados foram importantíssimos e fundamentais nas ações”, assegura a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara da Infância e Juventude.
 
As atividades, conforme Maria das Graças, começaram na primeira semana de maio com a realização de palestras e panfletagens em escolas e outros ambientes públicos para alertar a população sobre a campanha. O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) decidiu continuar a divulgação da campanha durante um mês para conscientizar motoristas e famílias.
 
Em Mirassol D’Oeste (300 Km da Capital), as atividades foram desenvolvidas em bairros da cidade. “Aqui, desde 2013, a união tem feito a diferença”, diz a juíza Edna Ederli Coutinho, da 2ª Vara Civil, para falar sobre o entrosamento de várias entidades, instituições e o poder público na divulgação da campanha contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil.
 
De acordo com a magistrada, uma das organizadoras do evento, foram realizadas, neste ano, palestras, panfletagem, conversas, orientações e distribuição de cartilhas nas escolas de Mirassol e Curvelândia. “A ação é geral, mas nosso foco tem sido as crianças de até seis anos, das creches. Mas, os professores das unidades municipais e estaduais de ensino trabalharam o tema com os alunos”, informa Edna Coutinho.
 
O êxito do trabalho, segundo a juíza, é o resultado da parceria com a rede de proteção do município do município, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, equipe técnica do Fórum, Conselho Tutelar, agentes da infância, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representações religiosas, entre outras entidades.
 
A magistrada conta que começaram a se reunir há dois meses para traçar as metas da campanha. “Sozinhos não conseguimos fazer nada, justamente porque é um assunto que precisa de muita atenção de todos e tem ser tratado pela própria sociedade”, finaliza Edna Coutinho.
 
Em Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá), a juíza da Vara da Infância e Juventude, Leilamar Aparecida Rodrigues, promoveu uma campanha de divulgação da semana nacional contra exploração sexual de crianças e adolescentes, com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social. Na sexta-feira (17 de maio), foi realizada uma palestra na Escola Municipal Fábio Diniz e no sábado (18 de maio) um pit stop informativo na Avenida Brasil, uma das mais movimentadas da cidade.
 
A campanha iniciada com as ações irá perdurar até o mês de dezembro, com o propósito de formação in loco, com acompanhamento e construção de diretrizes, com ações efetivas de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
 
 Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409 

20/05/2019 15:13