Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

TJMT promove palestra sobre educação financeira

Com disciplina e organização é possível conquistar a tão sonhada independência financeira. Pensando nisso a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), por meio do programa Bem Viver, promoveu na terça-feira (21 de maio) a palestra “Educação Financeira’, com o economista e educador financeiro Márcio Ribeiro. O palestrante falou no Fórum de Várzea Grande e na sede do Tribunal de Justiça Cuiabá de forma presencial, sendo que a palestra foi multiplicada em todas as comarcas do Estado por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube. (Assista AQUI).
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, explicou que o Poder Judiciário está preocupado com o bem estar dos servidores, e, com isso, promove ações para o crescimento de todos. “Não é fácil fazer o dinheiro render. Sabemos que o servidor que trabalha despreocupado com a saúde financeira, trabalha muito melhor e com muito mais vontade. Pensando nisso, nós queremos proporcionar uma matéria diferente daquelas do jurídico – que temos de lidar normalmente – falar de saúde, de finanças”, disse na abertura da palestra realizada no auditório Gervásio Leite, localizado no Palácio da Justiça mato-grossense.
 
De acordo com o coordenador do CRH, Lusanil Egues da Cruz, a iniciativa partiu após a constatação de que grande parcela de servidores enfrenta dificuldades financeiras, sendo atingidos inclusive na folha de pagamento em razão de empréstimos. “Precisamos dessas dicas valiosas, pois queremos nossos servidores com a boa saúde financeira. E uma conta no vermelho desmotiva qualquer pessoa”, pontuou.
 
Já a servidora do Programa Bem Viver, Eliane Rocha, comentou que é muito importante a difusão de conhecimento que ajudará os servidores em suas vidas. “Olha eu tenho uma longa jornada na vida, mas tiveram coisas ditas aqui nessa palestra que eu não tinha noção da importância. Precisamos criar essa mentalidade desde já, aos jovens que estão aqui no Poder Judiciário aproveitem cada uma dessas dicas. Essa consciência é tão importante que decidimos expandir essa palestra para Várzea Grande, Cuiabá e todo o Estado [por meio da transmissão ao vivo]”, disse.
 
O economista e educador financeiro, Márcio Ribeiro, alertou os servidores de que é absolutamente possível a organização das finanças. “É possível sair de uma situação de escassez para uma de abundância. A pessoa precisa ter a vontade, planejamento, foco e disciplina. Não podemos ficar dependentes de juros e ações do governo. Temos que construir nossa independência, ninguém nos dará ela de graça”, deu o recado.
 
Para Jeane Targa do juizado Especial do Jardim Glória as estratégias apresentadas durante a palestra poderia ter lhe deixado um legado muito especial. “Eu poderia ter tomado essas ações simples no início da minha história no Poder Judiciário. São 32 anos trabalhando e fico meio triste por não ter tido esse conhecimento lá atrás. Agora preciso alertar minha filha, que também conseguiu ingressar recentemente no concurso a fazer isso”, disse.
 
Já para Gildede Macedo da 4ª Vara Cível de Várzea Grande várias ações para a organização de suas finanças já são tomadas no dia a dia. “Mas ainda há muito o que fazer. “Palestras como essa tem uma importância que nem há palavras para definir. São essenciais para podermos ter essa tomada de decisão e começarmos a trabalhar em busca de um equilíbrio nas finanças. Esse conhecimento não é difundido nas escolas ou em casa”, comentou.
 
Para a estagiária Milene Clemente Barros, independente da cifra no holerite o mais importante é a consciência de que imprevistos acontecem e que você precisa estar preparado. “A palestra nos ajuda a organizar nas finanças. Uma das dicas é controlar os gastos flexíveis que não ‘vemos’. Penso em ter uma mentalidade de poupar um valor significativo, do que ganho. Pois acontecem coisas imprevisíveis e nós precisamos estar prontos”, aconselhou.
 
Semana da Educação Financeira - No período de 20 a 26 de maio, é realizada a 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira. Criada em 2014, pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que busca promover ações gratuitas de educação financeira no país.
 
Durante a semana, ocorrem no país diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciárias e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

22/05/2019 15:27