Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Presidente do STF enfatiza espírito republicano ao receber honraria do TJMT

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, enfatizou o espírito republicano ao receber a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta quinta-feira (18 de julho). A honraria foi batizada com o nome do desembargador que presidiu o TJMT entre 1930 e 1940 e que se graduou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1913, onde também o ministro concluiu sua graduação, em 1990.
 
“Trazer no peito uma medalha que traz em seu nome a honrosa presença de um confrade do Largo de São Francisco, como nós chamamos a Faculdade de Direito da USP, é um carinho a mais além de toda essa calorosa recepção que tenho nessa sessão solene. Sempre nos lembramos da época de estudante, nos lembramos de grandes momentos que todos nós passamos na vida, grandes momentos que vivemos. Lá, realmente, é um local onde nós aprendemos o republicanismo, a defesa dos direitos e garantias individuais e os valores maiores da sociedade brasileira”, disse o ministro.
 
Já o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, salientou que “tendo frequentado os mesmos bancos acadêmicos, o mesmo Largo de São Francisco, são, portanto, filhos das arcadas. Nesta condição, comungam daquele mesmo espírito fervilhante republicano e amor àquilo que fazem”, enfatizou.
 
Ao entregar a condecoração, o presidente ressaltou a competência e o saber jurídico do ministro, aliados à contribuição do magistrado em diversas frentes de atuação em prol do aprimoramento do sistema de justiça brasileiro.
 
“Há predicados que, aliados à competência e ao saber jurídico, fazem dos bons profissionais obras comprometidas com a coletividade, com o compromisso de fazer o bem e esse é o caso do nosso homenageado. Pelo Conselho Nacional de Justiça, trabalha intensamente para solucionar vários problemas que afligem o Poder Judiciário e a sociedade. Empreendeu uma nova e moderna sistemática de trabalho, construindo pontes entre os tribunais, estimulando o diálogo e incentivando a troca de experiências exitosas. Essa honraria também considerou a relevante visão de vossa excelência quanto à pessoa do magistrado e às suas decisões. Esse tribunal está alicerçado no mais puro sentimento de gratidão pela sua contribuição ao Poder Judiciário e ao sistema de justiça. Que o senhor vença os desafios que se colocarem em seu caminho, podendo contar com a colaboração desse tribunal”, afirmou o presidente do TJMT.
 
Toffoli afirmou ainda ter se surpreendido com a recepção em Mato Grosso. “É com emoção que compareço a essa sessão solene e recebo a homenagem na presença das autoridades do Estado. Era uma visita institucional e, então, fui surpreendido com essa calorosa recepção. Agradeço a cada uma das desembargadoras e dos desembargadores que me outorgaram essa medalha. É com satisfação que registro minha imensa honra e alegria de estar aqui nessa recepção. Não esperava uma sessão solene com a Corte completa, com a presença do governador, Ministério Público, advocacia, Defensoria Pública, a assistência qualificada dos servidores do Poder Judiciário e a imprensa. Essa é uma homenagem do Estado de Mato Grosso que levo no coração, agradecendo imensamente a presença de todos.”
 
O presidente do STF abordou vários assuntos na cerimônia, dentre eles a relação harmoniosa entre os poderes no Estado de Mato Grosso. “Sei que aqui no Estado de Mato Grosso a relação entre os poderes é a mais positiva e melhor possível. Quem ganha com isso é o jurisdicionado, no caso do Judiciário, é o cidadão, o povo mato-grossense. É sempre bom nessas horas lembrar que os poderes são três: Executivo, Legislativo e Judiciário, que representam o Estado nas três funções básicas de divisão dos poderes que, ao fim e ao cabo, é um só”, pontuou.
 
A vinda do ministro a Mato Grosso tem por objetivo o diálogo institucional, no sentido de debater as particularidades do Poder Judiciário mato-grossense diante da perspectiva, da visão e do envolvimento com as diretrizes e as metas do Conselho Nacional de Justiça. Nessa sexta-feira (19 de julho), o TJMT sediará um encontro com todos os presidentes dos tribunais de justiça do país e o presidente da Suprema Corte.
 
Também estiveram presentes na solenidade os desembargadores do TJMT, magistrados, servidores, parlamentares e secretários de Estado.

Confira AQUI mais fotos da solenidade.
 
Leia matérias sobre o assunto:
 
 
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

18/07/2019 16:02