Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Corregedor-geral recebe acadêmicos da Unic de Primavera do Leste

Líderes inspiram, motivam e contam histórias que cativam a plateia e foi bem isso que o corregedor-geral da Justiça, Luiz Ferreira da Silva, realizou um breve discurso aos acadêmicos do Curso de Direito da Unic de Primavera do Leste (321 Km de Cuiabá) em visita a sede do Judiciário, na Capital. De forma simples, prosaica e próxima, o desembargador aconselhou aos alunos a serem fortes, destemidos e que não se deixem intimidar por nenhum promotor ou magistrado.
 
As ponderações do corregedor foram feitas durante a visita dos acadêmicos ao Tribunal de Justiça por meio do projeto Nosso Judiciário, que vem sendo realizado há mais de seis anos. Os estudantes puderam acompanhar uma sessão de julgamento, passaram pelo setor de Protocolo, a ala dos desembargadores, pela Secretaria Criminal Unificada e, por fim, conheceram um pouco da história do Poder Judiciário de Mato Grosso, no Espaço Memória.
 
Para o corregedor-geral, os acadêmicos precisam ser firmes nos propósitos e primar pela excelência e ética. Além disso, Luiz Ferreira explicou que o projeto esclarece a sociedade que os magistrados e servidores do Poder Judiciário não são ‘seres inalcançáveis’. “Abrimos as portas do Tribunal que no imaginário das pessoas é um local distante da população, ainda mais o nosso tribunal que tem o nome de Palácio da Justiça. Dá a impressão que os servidores que aqui trabalham são seres encastelados e de difícil acesso. Ao ingressarem aqui verão que nós somos acessíveis, estamos de portas abertas ao cidadão. Com a nossa breve exposição, seja aqui no espaço memória, seja durante alguma sessão das câmaras, podemos desmistificar essa inacessibilidade”, ponderou.
 
A Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unic, Anna Paula Landim Flesch, enalteceu a iniciativa do Judiciário - ao permitir que os acadêmicos visitem todo o Tribunal - é imprescindível para aliar teoria e pratica. “É importantíssimo os alunos terem contato com essa prática forense. Ainda mais em um tribunal de segunda instância. A nossa instituição preza por oferecer aos alunos, não apenas um conhecimento teórico, mas também o conhecimento prático. Essa visita técnica proporciona ao aluno ter a visão de como funciona, ver a sustentação oral do advogado, a atuação dos representantes do MP, e os desembargadores”, disse.
 
Nosso Judiciário – Quem é que não gostaria de conhecer o seu futuro local de trabalho? Pois, é exatamente isso que o projeto oferece aos acadêmicos do curso de Direito. Seja como advogado, promotor, defensor público, ou quem sabe juiz. Todos os acadêmicos puderam vislumbrar como a Corte de Mato Grosso funciona e saber como um processo tramita na segunda instância de forma prática.
 
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409

12/09/2019 17:38