Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Menores que cumprem medida socioeducativa em Colíder participarão de cursos profissionalizantes

Menores que estão em processo de ressocialização na região de Colíder (650 km ao norte da Capital) ganharão uma chance de aprendizado profissional. Ao todo 14 jovens que cumprem remissão ou que tem medidas socioeducativas para cumprir – como prestação de serviços à sociedade – foram inscritos em cursos nas áreas de serviços, comércio, indústria e tecnologia. A oportunidade é fruto do projeto “Formar para Socializar” , desenvolvido em parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Colíder.
 
A cerimônia de apresentação do projeto foi realizada, na noite desta quarta-feira (11 de setembro), no Centro de Formação Mirim Cidadão do Futuro, e contou com a presença dos familiares dos menores que serão capacitados e de autoridades, como o juiz da Vara do Trabalho de Colíder, Mauro Roberto Vaz Curvo; a juíza Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade; o representante do Ministério Público, Danilo Cardoso Lima.
 
A juíza da infância destacou aos adolescentes e aos familiares a importância da parceria do Poder Judiciário juntamente com o Senai na disponibilização de cursos. “Isso promove a inclusão e qualificação do menor em conflito com a lei no mercado de trabalho, como uma forma de socializar e retirar os adolescentes do meio da prática de atos infracionais. Permitindo que se integrem a sociedade de maneira digna a fim de propiciar um futuro melhor”, disse.
 
Nesse primeiro momento, estão sendo ofertadas 100 vagas (25 por turma) para os cursos de auxiliar administrativo, recepcionista, montador e reparador de computadores. Outras 125 ainda serão disponibilizadas ao longo do ano em cinco novas turmas, que irão contemplar também a formação de salgadeiras e auxiliar de recursos humanos.
 
O projeto é uma iniciativa do Comitê Multi-Institucional da cidade, entidade que congrega órgãos ligados ao sistema de Justiça e que, atualmente, é presidido pela Vara do Trabalho do município, e do Senai Mato Grosso. O Comitê prevê cursos profissionalizantes no âmbito da jurisdição da Vara do Trabalho de Colíder, que inclui, além do município sede, as cidades de Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.
 
O público-alvo são adolescentes em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade. O objetivo é promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. Por conta disso, a Vara da Infância e Juventude, juntamente com o Ministério Público Estadual, selecionaram os menores e adolescentes que participarão dos cursos.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

13/09/2019 17:19