Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Várzea Grande recebe equipe do programa Corregedoria Presente

Dentro do plano de projeção para todo o Estado, a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso tem percorrido os polos para contato direto com magistrados e servidores, tratando de questões gerenciais que levarão aos indicadores para bom posicionamento de todas as unidades judiciárias. Esse é o Programa Corregedoria Presente, que demonstra também ferramentas aos juízes para a tomada de decisões estratégicas para a efetividade dos trabalhos. Nesta terça-feira (17 de setembro) quem recebeu a comitiva foi a Comarca de Várzea Grande, que integra o Polo I - Região Sul (Cuiabá).
 
Uma das plataformas apresentadas foi o banco de dados Omni, ferramenta de análise de informação para apoio da tomada de decisão. É um banco de dados que contém todas as informações que estão nos diversos sistemas utilizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, com o Omni, o juiz vai saber, quase que em tempo real, sobre tudo o que ocorre na unidade, saber o que há de pendência para a tomada de decisões mais assertivas e garantir eficiência operacional.
 
“Essa ferramenta vai dar ao magistrado a condição de operacionalizar a gerência da unidade. É isso o que nós precisamos: fazer mais com o que temos. Ao julgar, aquele que procurou o Judiciário fica satisfeito com a sentença (fim do processo), que é o resultado final e para nós, em termos de medição de produtividade, é preciso que depois essa sentença seja objeto de outros tipos de demanda, que vão terminar com o arquivamento definitivo”, explica.
 
As apresentações, feitas pelo juiz auxiliar da CGJ-MT, Otávio Peixoto, e pelo servidor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), Reginaldo Cardozo, abordaram os desafios para os cumprimentos das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a aferição e os cumprimentos, taxas como Índice de Produtividade de Magistrados (IPM), onde Mato Grosso figura em segundo lugar entre os tribunais de médio porte, atrás somente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, conforme último relatório nacional.
 
O juiz Eduardo Calmon, diretor do Fórum de Várzea Grande, falou da importância da visita da equipe de trabalho e da relevância da utilização da ferramenta apresentada.
 
“Estamos muito felizes com a vinda do corregedor que nos apresentou esse novo sistema, que vai dar ao juiz a visualização completa dos processos, saber onde é possível melhorar a performance no julgamento, as baixas, a fim de aprimorar as estatísticas no Poder Judiciário de Mato Grosso. Hoje temos mecanismos a mais para buscar cada vez mais a primar pela eficiência na prestação do serviço jurisdicional”, afirma o magistrado.
 
Atenta às apresentações, a juíza Viviane Brito Rebello Isernhagen, que atua no Juizado Especial Cível do Jardim Glória salienta a importância do Omni como uma grande forma de impacto positivo na rotina de trabalho, e, consequentemente, nos serviços prestados à população.
 
“Teremos visão dos processos na nossa unidade, trazendo a listagem de processos e não apenas a quantidade. Como a ferramenta é mais específica e traz qual é o processo, permite estabelecer estratégia, do número de trabalho para alcançar resultados que auxiliam tanto no atendimento da sociedade quanto na questão dos números do CNJ”, comenta.
 
O Polo I é o quinto visitado. Ele compreende as Comarcas de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Nova Brasilândia. Os 11 polos serão visitados pela equipe da Corregedoria. Na quarta-feira (18 de setembro) será a vez do Fórum de Cuiabá.
 
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

17/09/2019 15:52