Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Universitários se inspiram em visita ao Tribunal de Justiça

“Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos”. Com essas palavras inspiradoras, estudantes universitários do curso de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) foram recepcionados no Tribunal de Justiça de Mato Grosso pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, na tarde desta terça-feira (17 de setembro).
 
Como parte do projeto “Nosso Judiciário”, encampado pelo TJMT há seis anos, os estudantes vivenciaram por um dia a rotina de trabalho do Poder Judiciário, conhecendo um pouco da história da instituição, como funcionam as sessões de julgamento, os setores administrativos e puderam sentir um pouco o ambiente da Corte Estadual de Justiça.
 
“Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos, gravem isso. O sistema de justiça é isso, é uma integração de instituições que visam o cumprimento das leis, das ordens e dos princípios de um país. Talvez vocês não tenham ainda pensado qual das carreiras vão seguir, lhes digo que seja qual vocês escolherem, estaremos juntos distribuindo justiça, aplicando a lei neste país. Nada melhor do que focar em alguma coisa, descobrir qual é o seu talento e sua vontade”, disse a magistrada.
 
Ana Cristina contou um pouco de sua história de vida, do sonho da magistratura desde a infância, falou da satisfação em ser juíza, dos desafios da vara em que atua (especializada em crime organizado e crimes contra a administração pública), além de tirar dúvidas dos estudantes.
 
O sentimento de esperança de um dia chegar à magistratura foi o que ficou mais evidente para a estudante Milena Lobo ao visitar o Espaço Memória. “Todas as partes para mim foram de grande relevância, de conhecimento, de cultura, de história. Porém, visitar o museu deu mais esperança de um dia estar aqui. Seguir a carreira da magistratura sempre foi meu desejo desde pequena, de um dia ser como a juíza Ana Cristina”, afirmou.
 
A etapa de assistir à sessão de julgamento da Primeira Câmara de Direito Privado foi a que mais marcou a visita para a estudante Ane Prado. “O que mais me marcou foi no plenário, especialmente a sustentação oral do advogado. Eu vi que houve uma injustiça cometida com uma pessoa e o advogado conseguiu converter. Fiquei muito emocionada porque minha vontade é ser advogada”, revelou.
 
O aprendizado foi muito bom. Aprendi bastante a dar mais valor à área que estou cursando, nós aprendemos mais sobre a história do Direito, a origem do Tribunal e a sempre estar disposto a lutar pelo que gostamos”, pontuou a acadêmica Ester da Silva Conceição.
 
A visita, realizada por 64 acadêmicos, foi conduzida pelo servidor responsável pelo “Nosso Judiciário”, Neif Feguri.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
Confira visitas anteriores:
 
 
 
 
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

18/09/2019 12:55