Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Desembargadora de MT integra debates sobre violência contra mulher em São Paulo

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da coordenadora do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro, desembargadora Maria Erotides Kneip, participou da abertura do XI Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, sede da Corte bandeirante nessa quarta-feira (05) e marca a semana de enfrentamento da violência contra a mulher.
 
O presidente do Fonavid, juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, do Tribunal de Justiça do Paraná, agradeceu ao TJSP por todo o apoio na realização do evento. “Nessa semana, São Paulo é a capital nacional do enfrentamento da violência de gênero contra a mulher”, disse o magistrado. Ele destacou que o tema do fórum, “Educação para equidade de gênero: um caminho para o fim da violência contra a mulher” foi escolhido porque a educação é o caminho para resolver o problema a longo prazo.
 
Já a desembargadora de Mato Grosso também discursou e ressaltou a importância do Fórum, “o maior e mais legítimo do país”. Maria Erotides destacou que as coordenadorias existem para “cuidar e proteger os juízes que atuam na área, para que possam mudar essa realidade cruel”. E relatou experiências que a levaram prestar um juramento: “Sempre que uma mulher disser que está sendo ameaçada de morte eu vou acreditar nela”.
 
Um dos momentos mais esperados foi a palestra da embaixadora do projeto Mãos emPENHAdas (ação que treina profissionais de salões de beleza para identificar e aconselhar as vítimas de agressão por parte dos parceiros) – a atriz Luiza Brunet, que passou mensagem de incentivo e otimismo com a palestra “Superando a Violência”. Vítima de agressões em diferentes fases de sua vida, ela emocionou o público com sua trajetória.
 
Após caso rumoroso de violência doméstica em 2016, desde então decidiu se dedicar com intensidade à causa. “A mulher não tem que ter vergonha de ter sofrido violência”, afirmou. “É possível sair com dignidade de situações de violência. É possível recuperar a autoestima, recuperar o seu verdadeiro ‘eu’”, garantiu a atriz.
 
Ao final, os cantores líricos do Theatro Municipal de São Paulo André Wei, Eduardo Trindade e Marilu Figueiredo encantaram o público com uma apresentação de ópera. O XI Fonavid continua até sexta-feira (8) no Hotel Maksoud Plaza (Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista), com mais palestras, debates e trocas de experiências.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT com informações da Comunicação Social TJSP
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 

06/11/2019 12:40