Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Simpósio aborda importância da gestão de pessoas no Poder Judiciário de Mato Grosso

 Aperfeiçoar as habilidades das equipes de trabalho reflete diretamente nos bons resultados de uma instituição seja a curto, médio ou longo prazo. Com o olhar voltado para a excelência na gestão de pessoas alinhado com a valorização do servidor, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza nesta quarta-feira (6 de novembro), por meio do projeto LapidaRH, o “I Simpósio de Gestão Estratégica de Pessoas do Poder Judiciário de Mato Grosso – Aprimorando líderes, lapidando competências”.
 
Sempre que se promove oportunidade para a disseminação de informações há evolução de forma sistemática para a promoção de melhorias, seja no ambiente de trabalho ou na entrega dos serviços. A rotina da simplificação de processos de trabalho, redução de custos e aumento da produtividade tem sido uma das premissas da atual administração do Judiciário mato-grossense.
 
É nesse sentido que o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha destaca a importância do LapidaRH, que vai permitir aos gestores gerais da comarcas, presentes no evento, o conhecimento amplo de gestão e de como melhorar o trabalho e também suas carreiras.
 
“Sabemos que o servidor, tendo estímulo, sendo capacitado e tendo aquela visão geral do que devemos servir, ofertar à população, vai refletir no seu trabalho e para a população mato-grossense. Essa é a nossa ideia, trazer o melhor para o servidor, valorizá-lo que vai refletir diretamente na sociedade”, ressaltou o presidente.
 
E foi pensando no aprimoramento e na qualificação dos gestores gerais das comarcas do interior que foram convidados palestrantes que trouxeram a amplitude do universo de gestão de pessoas. A juíza federal do TRF da 4ª Região Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva falou sobre “A importância da formação em gestão de pessoas”, que, conforme ela, é fundamental, já que apenas o conhecimento jurídico não é mais suficiente para que se consiga resolver todas as demandas complexas que chegam ao Judiciário.
 
“Precisamos suprir essa lacuna porque juízes, servidores, não têm normalmente conhecimento de administração, de gestão pública. A gestão de pessoas, por meio da educação judicial vem suprir esse espaço e os resultados são muito bons. É dada a teoria para que seja aplicada na prática e o nosso resultado é a melhoria da qualidade da justiça por meio do desenvolvimento de competências de magistrados e servidores. Quem ganha com isso é o cidadão que recebe uma jurisdição melhor, mais produtiva, com pessoas mais motivadas. Todos saem ganhando”, explicou a magistrada.
 
Em meio a toda essa temática está a Resolução Nº 240 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário. Para falar sobre o assunto, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Eduardo Oliveira Dias, que auxiliou na construção da normativa disse que muitos ainda são os desafios para a sua implantação.
 
Na palestra, o juiz falou sobre o histórico e os desafios enfrentados não só para construir a resolução, mas também para implantá-la no âmbito do CNJ. Ele destacou o que norteou os trabalhos no sentido da construção daqueles princípios que ali foram colocados, de como deve ser feito para poder fazer algo adequado aos propósitos da resolução que busque a gestão por competências, que em seu entendimento, é algo que deve ser superado e sim trabalhar no foco de resultados compatíveis com as condições materiais, pessoais e ambientais do trabalho.
 
“Tivemos muitos desafios na construção dessa resolução. A resistência continua depois. Tem sido muito difícil estabelecermos essa cultura da necessidade de termos uma politica que não apenas procure aumentar a eficiência do poder judiciário, mas, sobretudo respeitar o servidor público, as suas particularidades, garantir ambiente saudável. Tudo isso é um processo complexo e que demanda uma série de medidas a serem enfrentadas”.
 
O coordenador da CRH, Lusani Cruz explicou que o evento foi pensado para os servidores, magistrados, com foco para disseminar conhecimento sobe governança e gestão estratégica de pessoas, para conscientizá-los sobre a importância de seus papeis nesse contexto.
 
“Investir no capital humano é o melhor que uma administração pode fazer. Com servidores capacitados teremos uma entrega com qualidade e isso atende os anseios da nossa sociedade com a melhoria da prestação jurisdicional. Os palestrantes que foram convidados são de renome nacional e estão inseridos no contexto da gestão de pessoas. Que esse vento seja um marco para nos tornarmos referência”, finalizou.
 
O projeto LapidaRH ocorre em conjunto com o Encontro de Gestores Gerais, realizado pela Escola de Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, que teve início na segunda-feira (4 de novembro) e finaliza na tarde desta quarta-feira (6/11).
 
No período vespertino haverá duas palestras: “A Governança e a Gestão Estratégica de Pessoas”, com o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Adriano Cézar Ferreira Amorim e “A implantação da Resolução 240/CNJ nos tribunais”, com a servidora do Conselho Nacional de Justiça, Meg Gomes Martins Ávila. Lusanil Cruz fará o encerramento do evento com a palestra “Poder Judiciário de Mato Grosso – Diagnóstico da Gestão de Pessoas e ações da Resolução 240/CNJ”.
 
Também participaram do evento o diretor do Fórum de Cuiabá, juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, a vice-diretora-geral do TJMT, Cátia Maciel, além de magistrados de comarcas do interior e demais servidores do Tribunal de Justiça.
 
Veja AQUI a matéria na TV.Jus.
 
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 

06/11/2019 13:26