Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Corregedoria Presente chega a Rondonópolis para atender Comarcas da região

A Corregedoria-Geral da Justiça mato-grossense concluiu em Rondonópolis (212 Km ao sul da Capital), nesta quarta-feira (06 de novembro), a maratona de visitas aos 11 polos judiciais do Estado com o Programa Corregedoria Presente. O trabalho, planejado e comandado pelo corregedor-geral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, tem como objetivo proporcionar a aproximação e interação com os magistrados das 79 Comarcas que compõem o Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Taxa de congestionamento, produtividade, informações sobre cumprimento de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apresentação do projeto Omni, ferramenta utilizada pelo Judiciário para fazer análises de informações dos mais variados sistemas em funcionamento na Justiça estadual foram temas destacados pelo Corregedoria Presente. O Omni extrai dados do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Apolo e do Processo Judicial Digital (Projud) e ainda, além de trazer informações em gráficos, oferece métricas para a gestão eficiente dos processos que chegam em cada Vara.
 
Fiscalização do foro extrajudicial, sistemática de precedentes e sobrestamento de processos também foram assuntos discutidos pela equipe do programa, que contou com a participação dos juízes-auxiliares da Vice-Presidência do TJ, Adriana Sant’Anna Coningham e Paulo Márcio Soares de Carvalho, do juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral, Otávio Vinicius Affi Peixoto, e de 30 magistrados das Comarcas de Rondonópolis, Itiquira, Pedra Preta, Guiratinga, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari
 
“Posso dizer que estamos extremamente gratificados com a realização do Corregedoria Presente, justamente porque a nossa certeza é a de que sempre precisamos avançar. E estamos fazendo isso com firmeza e posição, uma vez que os magistrados estão imbuídos nessa missão”, assinalou Luiz Ferreira.
 
O desembargador, logo no início do encontro com os juízes, aproveitou a visita para parabenizar os colegas pelo empenho e dedicação, especialmente no mês de julho, que garantiu a baixa de 95 mil dos 140 mil processos pendentes de arquivamento em Mato Grosso. “Nossa esperança é baixar muito em breve, ainda em novembro, os outros 45 mil”, apontou o corregedor, lembrando que, conforme dados do CNJ no relatório Justiça em Números 2019, os juízes de Mato Grosso estão na segunda colocação, dentre os tribunais de médio porte, no quesito Índice de Produtividade dos Magistrados.
 
“A apresentação dos números referentes a nossa produção é muito importante”, disse o diretor do Fórum de Rondonópolis, e anfitrião do encontro, juiz Francisco Rogério Barros. Na visão dele, as explanações feitas pelo Corregedoria Presente, durante todo o dia, possibilitam aos juízes uma visão ampliada dos processos, principalmente com a aplicação dessas plataformas virtuais.
 
Francisco Rogério também elogiou a forma de desenvolvimento do Corregedoria Presente que permite o envolvimento dos magistrados e servidores. “Necessitamos ser ouvidos, e o corregedor está ampliando esse entrosamento”, sublinhou. Quem também aprovou o modelo do Corregedoria Presente foi o magistrado Rhamici Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, do 1º Juizado Especial de Rondonópolis. Ele entende que a radiografia elaborada pela Corregedoria-Geral serve como suporte para ações que possam ser implementadas nas unidades judiciais. As orientações e direcionamentos, na leitura do juiz Rhamici Abdallah, geram melhorias e, consequentemente, maior eficiência na prestação jurisdicional que é oferecida à sociedade. “Recebemos um raio x mais pontual que nos leva a identificar nossas competências e potencialidades”, assegurou a juiz e diretora do Fórum de Alto Araguaia, Marina Carlos de França.
 
Para a servidora e gestora de infraestrutura de Rondonópolis, Josumira Geny Mamede Beck, as ações trabalhadas pelo Corregedoria Presente são oportunas e contribuem no balizamento das atividades judiciais desenvolvidas pelo Judiciário. “É preciso a promoção de mais eventos como esse para que possamos fazer o alinhamento da atuação judicial”, frisou Beck.

Desenvolvimento - O Polo da Comarca de Cáceres, o de número II, foi o primeiro a ser visitado, em 26 de agosto. Na sequência vieram o Polo V, de Diamantino; depois o VIII, de Primavera do Leste; em seguida o de Cuiabá, o Polo I; Barra do Garças, o Polo IX, foi a quinta visita da equipe do Corregedoria Presente; São Felix do Araguaia, Polo XI, e o Polo IV, de Alta Floresta vieram a seguir; depois o de Juína, o Polo X; Sinop, o Polo III; Tangará da Serra, o Polo VI, foi o penúltimo, e para encerrar, essa primeira fase do Corregedoria Presente, foi a vez de Rondonópolis.
Em todos os encontros, o corregedor-geral, juntamente com a equipe, reunia os magistrados das Comarcas que compõem cada polo judicial, além de gestores e servidores das varas, principalmente das Comarcas anfitriãs da apresentação das ações do Corregedoria Presente.
 
Confira AQUI a matéria na TJ.Jus..
 
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
 
 

07/11/2019 15:11