Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

População de Luciara busca cidadania no Araguaia Cidadão

Informações sobre direitos, conciliações de conflitos, corte de cabelo gratuitos, distribuição de roupas e outros serviços movimentaram a população de Luciara (1.171 Km ao sul de Cuiabá), logo cedo, nesta sexta-feira (8 de novembro). Os serviços são ofertados gratuitamente pelo projeto Araguaia Cidadão, na Escola Estadual Humberto Castelo Branco, durante todo o dia, com o objetivo de permitir que a população tenha acesso a serviços básicos.
 
 
A cidade fica a cerca de 100 Km de São Félix do Araguaia, local onde procuram serviços ligados à justiça, saúde e cidadania. De acordo com a juíza Janaína Cristina de Almeida, a distância, apesar de pequena, leva muito tempo por conta das condições da estrada, com muitas partes sem pavimentação.
 
“Por aqui, a grande maioria da população não tem veículo próprio e depende da linha de ônibus até São Félix do Araguaia. Entretanto, só sai daqui duas vezes por semana, o que dificulta às pessoas participarem das audiências. Hoje, a Justiça estadual está trazendo várias oportunidades para cá e possibilitando às pessoas maior acesso aos direitos e outros serviços. Você só tem cidadania se conhece os direitos e vemos que esse é um grande problema que assola a nossa população, o desconhecimento do que lhe é devido”, pontuou Janaína.
 
oordenador do projeto, o juiz José Antônio Bezerra Filho, destacou que esse é mais um dia onde o Judiciário demonstra o trabalho que desenvolve em prol da população e, concomitantemente, presencia a satisfação dos municípios em receber o Araguaia Cidadão. “O espírito do nosso trabalho é esse de entrega e doação, e, por isso, queremos sempre agregar mais serviços. O Poder Judiciário e os parceiros oferecem serviços à população com comprometimento de ações e de responsabilidades. É necessário ter o desprendimento para se entregar ao projeto porque quando a gente vê as pessoas nas filas esperando por horas para a escola abrir e poder entrar e usufruir das ações, dá até uma certa ansiedade. O trabalho está lindo e todos são atendidos a contento.”
 
O prefeito Fausto Azambuja Filho valorizou a vinda do Araguaia Cidadão e destacou que o projeto do Judiciário é um passo importante para a população e a comunidade estava ansiosa pela chegada do projeto. “Dá pra ver pela fila que se formou na frente da escola. Luciara é um dos municípios mais carentes da região do Araguaia e é a quarta pior economia do Estado de Mato Grosso. Então, hoje, estão todos querendo usufruir dos serviços. Vemos aqui pessoas aproveitando o Juizado para se casar ou se separar e tantos outros serviços. É como se a Capital viesse para o interior oferecer atendimentos importantes de vários aspectos como saúde, cidadania e justiça. É um projeto maravilhoso e se fosse para pagar qualquer a vinda de qualquer um desses parceiros que estão aqui hoje, o município não conseguiria arcar com as despesas”.
 
Uma das primeiras pessoas que aguardavam atendimento era Alciene da Silva Castro, juntamente com o filho, Davi, que tem um ano e dois meses. Eles buscavam a regularização da pensão alimentícia da criança já que o pai está transferindo apenas R$ 100 mensalmente. “Pedi para aumentar para pelo menos R$ 150 porque com o que dá não consigo comprar roupa, leite, fruta, essas coisas. Meu pai que tem que me ajudar”. Ela foi atendida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que marcou audiência para tentativa de conciliação no próximo dia 21 de novembro.
 
Veja a matéria na TV.Jus. Clique AQUI.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
https://www.tjmt.jus.br/noticias/58043#.XcWzMVVKiUk
 
https://www.tjmt.jus.br/noticias/58039#.XcWzYlVKiUl
 
https://www.tjmt.jus.br/noticias/58029#.XcWziVVKiUl
 

Keila Maressa/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3717-3393/3394
 

08/11/2019 16:54