Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

População indígena busca atendimento durante passagem do Araguaia Cidadão por São Felix

 A falta de serviços básicos como identidade, acesso à saúde e cartão do SUS, fez com que o cacique Iwraru Karajá atravessasse o rio Araguaia para participar do projeto Araguaia Cidadão, realizado nesse final de semana (9 e 11 de novembro), na cidade de São Félix do Araguaia (1.159 quilômetros de Cuiabá). Consigo, trouxe cerca de mais 200 indígenas com o mesmo objetivo. Pertencentes à aldeia Watau, localizada na Ilha do Bananal, divisa em Mato Grosso com Tocantins, todos os serviços que eles usufruem é da cidade de São Félix.
 
“Nós dependemos totalmente da cidade de São Félix do Araguaia no nosso dia a dia. Nós chegamos até aqui de canoa e balsa para vir utilizar esses serviços. Nossa chegada aqui é muito difícil, mas é necessária, pois precisamos dos serviços que estão oferecidos, principalmente, do atendimento médico. Aqui também é tudo de graça e já ajuda muito, já que não temos dinheiro para pagar por esses serviços”, destacou.
 
O cacique e mais oito índios da mesma etnia também fizeram uma apresentação de dança tradicional, todos paramentados com adereços utilizados especialmente para a ocasião, para mostrar um pouco de sua cultura para os visitantes da feira. A apresentação chamou a atenção do público por conta linguagem própria em que as músicas eram cantadas e também por conta pelos movimentos simétricos e ensaiados.
 
Na abertura do evento, o juiz coordenador do Araguaia Cidadão, José Antonio Bezerra Filho, pontuou como é essencial que o Poder Público vá ao encontro da população facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo Estado. “Aqui, saímos de nossa intocabilidade e nos aproximamos do jurisdicionado, juntamente com a parceria do Poder Executivo e Legislativo. Quando vejo a população, aqui, buscando serviços de todos os parceiros que temos, percebo o quanto ainda temos que trabalhar para servir e corresponder aos anseios dessa região. Não vou prometer o céu que nós não temos, mas tenho certeza que vamos fazer um grande marco para a população.”
 
Janailza Taveira, prefeita da cidade, também ressaltou o quanto o trabalho cooperado entre município e Araguaia Cidadão trouxe resultados positivos para a região. “A parceria é importante para melhorar o trabalho entregue à população. Hoje recebemos aqui o Poder Judiciário de Mato Grosso trazendo serviços de fundamental importância para a população. Nessa região temos comunidades muito distantes dos grandes centros e estas são as que mais precisam. Muitas das pessoas que estão aqui trabalhando nunca tiveram acesso aos serviços que receberam neste final de semana. Tenho certeza que todos saíram daqui muito satisfeitos.”
 
A juíza da comarca, Janaína Cristina de Almeida, pontuou que o trabalho dá certo porque é feito livre de preconceitos e com o entendimento de que somos todos iguais. “Temos que acabar com o preconceito em todas as áreas, aqui, na cidade, temos representação feminina em todos os poderes, também não podemos ter preconceito de raça, pois convivemos com pessoas das mais variadas etnias, principalmente a comunidade indígena que é muito presente em São Félix. Todos somos povo e esse evento é para nós.”
 
Janaína apontou que o trabalho do juiz, muitas vezes, é encastelado, pois não temos contato com as pessoas, apenas nas audiências, e esse evento nos mostra o outro lado da Justiça. Aqui, você vê o resultado de pronto porque entregamos a realização do desejo da pessoa imediatamente, bem diferente de aguardar o resultado da sentença, que demora muito tempo para a pessoa ficar feliz com o resultado.
 
Também presente na abertura do evento, o secretário de adjunto de Proteção e Defesa Civil Cézar Viana de Brum, afirmou que a Instituição tem orgulho em participar de eventos voltados para ajudar a melhorar a vida do cidadão com entrega de serviços relevantes. “Nossa equipe está sempre pronta para ajudar esse projeto importante e que tem uma administração tão competente. A Defesa Civil ao mesmo tempo que ajuda na organização, treina a essência e a missão da Instituição, qual seja, o acolhimento, triagem, instalação dos voluntários em abrigos, tudo que faríamos em uma situação de emergência.”
 
O evento também contou com vários eventos durante todo o dia como apresentação da banda municipal, brincadeiras para as crianças, distribuição de roupas e brinquedos, apresentações culturais, shows de danças e teatro. Todos os serviços e atrações foram ofertadas gratuitamente para os participantes.
 
Também participaram do evento a promotora de justiça, Kelly Santos, os defensores públicos, Thiago Passos e Joaquim Abnaber; o presidente da Câmara dos vereadores, Dilson Bezerra e a delegada da Polícia Civil, Ana Caroline Lacerda.
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.
 
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa/ fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3717-3393/3394
 

11/11/2019 12:45