Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Araguaia Cidadão leva acesso à democracia para população de Novo Santo Antônio

 O primeiro título de Maria Fernanda Alves da Silva foi impresso no posto itinerante do Tribunal Regional Eleitoral durante a passagem da expedição Araguaia Cidadão pela cidade de Novo Santo Antônio (a 930 km de Cuiabá), na manhã de terça-feira (12 de novembro). Ela tem 17 anos e até o momento não havia conseguido se alistar na Justiça Eleitoral porque é necessário ir até São Félix do Araguaia, que fica 90 km de distância de onde mora, e a dificuldade é grande. A adolescente veio com toda a família que também aproveitou a oportunidade para fazer a transferência do título de eleitor.
 
Maria Fernanda conta que há pouco tempo chegou de Porto Alegre do Norte e está feliz por não ter que viajar para conseguir se alistar. “A nossa escola avisou que a gente poderia vir para o evento e fazer um monte de serviços. Eu vim exclusivamente para fazer o meu título para poder votar, consegui e estou saindo satisfeita por não ter que viajar apenas para fazer meu título.” Ela explica ainda que já está ansiosa para as próximas eleições pois poderá votar pela primeira vez.
 
O responsável pela expedição do documento foi o servidor Divino Alexandre de Souza, da zona eleitoral 8, localizada em Alto Araguaia. Destacado para acompanhar todos os cinco municípios visitados pelo Araguaia Cidadão, ele conta que o primeiro alistamento é o serviço mais procurado, não só por conta da distância que essas cidades ficam uma das outras, mas também pela dificuldade de acesso, já que as estradas são, em sua maioria, sem pavimentação e, por isso, se tornam perigosas.
 
“O eleitor, para a Justiça Eleitoral, é prioridade e fazemos de tudo para levarmos serviços a ele e, assim, facilitar o acesso à democracia, que é uma coisa boa em nosso país. No Araguaia Cidadão vemos esse processo de sairmos de nossas bases em busca dos eleitores, ofertando serviços de forma eficiente e rápida para todos.” Divino destaca ainda que o cartório itinerante também realiza cadastramento de biometria nas cidades e os votos já podem ser computados nesse formato.
 
O prefeito Adão Soares Nogueira é morador de Novo Santo Antônio há 40 anos e destacou a necessidade que o município enfrenta no fornecimento de serviços básicos à população. Explicou ainda que por conta da dificuldade de acesso e pelos problemas financeiros enfrentados por parte da população, a ida à cidade mais próxima, muitas vezes, é protelada, fazendo com que a população fique na informalidade.
 
“O que está acontecendo aqui hoje é de grande importância para a comunidade de Novo Santo Antônio. É o primeiro trabalho sendo realizado com essa função de levar facilidade a todos. O título é um dos serviços mais procurados e todos ficaram ansiosos com a possibilidade de fazê-lo e já ter a emissão na hora. Aqui para fazer qualquer documento é necessário percorrer 250 quilômetros de estrada ruim e isso fica muito dispendioso para as pessoas de nossa comunidade”, ressaltou o prefeito.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa/ fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3717-3393/3394
 

13/11/2019 15:02