Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Covid-19: Judiciário e OAB fazem live sobre desafios da prestação jurisdicional frente à pandemia

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional de Mato Grosso, Leonardo Campos, participam nesta terça-feira (07 de abril), às 10h, de uma live para discutir os desafios da prestação jurisdicional frente à pandemia.
 
Nessa transmissão ao vivo, pelo Instagram do Tribunal de Justiça - @tjmtoficial - tanto o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha como o representante dos advogados mato-grossenses vão apontar como estão sendo realizados os serviços judiciais no Estado desde 20 de março, quando a Justiça deu início ao regime obrigatório de teletrabalho. A medida foi tomada como prevenção ao contágio do novo coronavírus.
 
Durante a conversa, os operadores do Direito terão a oportunidade de falar com o desembargador e com o presidente da OAB e até esclarecer dúvidas que os profissionais da advocacia possam ter em relação ao Poder Judiciário neste período de home office.
 
Em apenas 18 dias, no período compreendido entre 17 de março e 3 de abril, o Poder Judiciário estadual registrou 1.393.526 movimentações processuais na Primeira e Segunda Instâncias. Isso significa que o sistema instituído para magistrados e servidores, desde o dia 20 de março, como medida para evitar a propagação da Covid-19, não impediu a realização de um trabalho de excelência e profissionalismo no ambiente de teletrabalho, em home office.
 
O presidente do TJMT entende que esse número demonstra que os magistrados e servidores estão imbuídos no propósito de manter o bom ritmo de trabalho, impulsionando os processos e entregando bons resultados à sociedade, apesar do momento difícil provocado pela pandemia.
 
O desembargador destaca ainda que o número obtido reflete a movimentação de processos nos sistemas Processo Judicial Eletrônico (PJe), Apolo (gerencia os processos físicos da 1ª Instância), Processo Judicial Digital (Projudi) e Proteus, que gerencia os processos físicos remanescentes no 2º grau.
 
Carlos Alberto Alves da Rocha, só neste período de trabalho remoto, já assinou 5.385 alvarás, documento digital expedido pela Justiça, que autoriza a instituição financeira conveniada a disponibilizar, em favor do requerente, a quantia definida em juízo. As liberações somam R$ 74.921.963,42. O montante demonstra agilidade da Presidência do TJMT, que, além da análise e liberação de alvarás, também coordena os trabalhos de todo o Poder Judiciário de Mato Grosso.
 

 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394
 

06/04/2020 16:02