Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Mestranda em Direito, oficial de justiça de Cáceres tem artigo publicado no Portal do Vaticano

Oficial de Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso desde 1999 e atuando desde então no município de Cáceres (220 km distante de Cuiabá), Mireni de Oliveira Costa e Silva, 47, sentiu uma grande alegria essa semana ao ver que um artigo científico escrito por ela havia sido publicado no Portal do Vaticano. A emoção se misturou ao sentimento de gratidão pelo Tribunal de Justiça, que oportunizou a ela e mais 19 servidores, após processo seletivo, um curso de mestrado em Direito Econômico. “Sem esse mestrado eu não teria a oportunidade de ter um artigo lido pelo Papa Francisco e publicado pela imprensa do Vaticano”, ressaltou.
 
Mireni conta que encaminhou um email ao Vaticano, em março deste ano, sem nenhuma pretensão, apenas para informar que durante o mestrado havia escrito um artigo inspirado na Economia de Francisco, um movimento criado pelo Papa Francisco que propõe um novo modelo econômico mundial, que sirva à sociedade. Em resposta, o Vaticano pediu que ela encaminhasse o artigo. Tempos depois, ela recebeu outra mensagem, informando que o artigo seria impresso, lido pelo Papa, e publicado no site em momento oportuno. No entanto, em função a pandemia, a publicação foi adiada e ela nem esperava mais pela notícia quando na terça-feira (28/07) recebeu um email informando que o artigo estava no site.
 
Nesta quarta-feira (29), Mireni recebeu uma nova mensagem do Vaticano, desta vez pedindo que ela encaminhasse um áudio informando os motivos que despertaram seu interesse pelo tema e também para que contasse um pouco mais sobre o ciclo de palestras que será realizado pela Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam). Mireni é uma das palestrantes do evento, a ser realizado entre os dias 10 e 13 de agosto, e no primeiro dia vai falar sobre o artigo intitulado “Outra economia possível: interfaces entre Economia de Francisco e Agenda 2030”. “Mais uma vez o nome do Tribunal de Justiça estará sendo divulgado pela rádio e pelas redes sociais do Vaticano”, destacou.
 
Capacitação - Em agosto de 2019 teve início o mestrado em Direito Econômico para 20 servidores do Tribunal de Justiça, que se inscreveram previamente e passaram por rígido processo de seleção. Entre os critérios para participar da seleção estavam graduação em Direito ou áreas afins e ser servidor efetivo da Justiça Estadual.
 
Na ocasião, ao lançar o programa de mestrado, o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a importância da produção científica para o desenvolvimento da atividade jurisdicional e a imperativa necessidade de formar profissionais capacitados para o desempenho de suas funções, dando cumprimento assim às metas estabelecidas na Resolução 192/2014 do CNJ, voltadas à formação e ao aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário.
 
Confira AQUI a íntegra do artigo da servidora no Portal do Vaticano.
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

29/07/2020 18:00