Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Webinário debate sobre alienação parental em tempos de Covid-19

O Judiciário mato-grossense promoveu na noite desta quarta-feira (29 de julho) o encontro internacional por meio do webinário “A visão sistêmica da alienação parental em tempos da Covid-19". A live, que foi transmitida pelas redes sociais do TJMT (Instagram, Facebook e Youtube), contou com a participação da diretora do Instituto de Direito Sistêmico do Colégio de Advogados de Morón em Buenos Aires, Cristina Llaguno, e foi mediada pela juíza da 3ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande, Jaqueline Cherulli. Quem perdeu a transmissão ao vivo, pode revê-la AQUI.
 
Por quase duas horas, as palestrantes responderam questionamentos do público e discorreram sobre as consequências da alienação parental. "Os filhos repetem a realidade dos pais, pois é a única realidade a qual tem acesso. Quando sofrem esse tipo de dano na infância tendem a desenvolver um vazio existencial que na adolescência e fase adulta normalmente é suprida com álcool, drogas, sexo e relações perigosas", pontuou a professora.
 
De acordo com Cristina Llaguno, quando um homem e uma mulher se unem eles não são apenas duas pessoas. Mas outras várias que incluem pais, avós e família próxima. "Os casais não se dão conta dos ataques que estão empreendendo um contra o outro. Sofrem com isso, os filhos e até os avós que por repedidas vezes precisam solicitar junto a justiça o direito de poderem ver seus netos".
 
E em tempos de isolamento social e pandemia, os desentendimentos tendem a se agravar. "No meio desse furacão estão os filhos que veem seus pais cada dia mais se envolvendo em lutas, problemas e desentendimentos. Temos uma célebre frase que diz: pais felizes terão filhos felizes", comentou Llaguno.
 
A juíza mato-grossense reiterou que não há filhos de pais separados e sim filhos. "Infelizmente os números nessa pandemia de casos de alienação parental tem aumentado. Mas precisamos entender que não há ex-pai ou ex-mãe eles sempre terão o mesmo vínculo com seus filhos e isso deve ser respeitado por ambas as partes", disse a magistrada.
 
Cherulli enalteceu a importância de um debate tão relevante. "Com uma grande noite nos brindou a professora Llaguno que foi memorável! E como nos disse a equipe de apoio, suporte e comunicação, vai para os anais da Magistratura mato-grossense. Agradeço ao presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, os envolvidos na transmissão e ao público que nos acompanhou", apontou.
 
A presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/Alagoas, Flávia Padilha, enalteceu o resultado do Webinário e avaliou como positiva o debate. "Realmente essa discussão foi de extrema relevância para nós que trabalhamos com isso. Fico contente por ter participado de um debate dessa envergadura", disse.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

30/07/2020 13:31