Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Juíza federal fala sobre proatividade na pandemia para servidores e magistrados de Mato Grosso

“Aqui, neste encontro virtual, cumpro minha missão que é de trabalhar por um Judiciário mais humanizado, mais produtivo e com foco nas pessoas”. É com esta posição que a juíza federal Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva iniciou o webinário sobre Proatividade em tempos de pandemia para servidores, magistrados e profissionais que atuam no Judiciário de Mato Grosso. O evento online foi organizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça e contou com interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
 
A magistrada, que é titular da 25ª Vara da Justiça Federal de Porto Alegre (RS) e autora do livro Gestão de pessoas no setor público, centrou a palestra em hábitos eficazes, dentro da visão que cada um tem de si mesmo, determinismo genético, psíquico e social, e estímulo e resposta, utilizados por Viktor Frankl, neuropsiquiatria austríaco e criador da Proatividade e da Logoterapia, um método terapêutico baseado na busca pelo sentido da vida.
 
A palestrante, dentro do modelo reativo ilustrado na teoria da proatividade do austríaco, que sofreu e sobreviveu a campos de concentração da Alemanha nazista, destacou que é possível enfrentar os desafios, especialmente neste momento de pandemia, com mais proatividade. “É necessário saber qual a resposta que cada pessoa tem neste período, como ela encara os acontecimentos, como vítima reativa ou enfrentar as situações, porque é preciso para o proativo sempre procurar uma solução”, assinalou a magistrada.
 
De acordo com Ana Cristina, a pessoa proativa percebe que a mudança começa por ela, quando diz “posso tomar outra atitude, vou ser mais humana”. Assim, ensina a juíza, é possível vencer os desafios e lidar com o cenário atual do melhor modo possível, gerindo a equipe de modo humanizado e produtivo.
 
“Na vida temos diversas preocupações, como econômicas do país, do Estado, ou questões ambientais, que não conseguimos resolver e nos desgastamos muito porque não podemos mudar. Então, é preciso olhar ao nosso redor, dentro no nosso círculo de influência, e buscar soluções para as coisas que podemos transformar, como, às vezes prestar atenção as pessoas do convívio que estejam precisando até mesmo de um gesto de carinho. Isso é também ser proativo”, ressaltou, acrescentando que é importante ser parte da solução em qualquer situação da vida, com a família, relacionamento social e no trabalho.
 
Ela acentuou ainda que no dia a dia as opções são livres, mas, no entanto, as consequências são obrigatórias “Não adianta voltar no passado e tentar transformar o que aconteceu. O que temos é o presente e o futuro. Então, com isso, é preciso tomar as rédeas da própria vida”, disse. O presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, elogiou a qualidade da palestra e disse que é um entusiasta pelo assunto, principalmente porque enfoca a Psicologia e proatividade. Ele assinalou que estava honrado, porque todo o conteúdo faz parte do contexto da administração do Poder Judiciário.
 
A palestrante respondeu a perguntas e, além de sortear um livro e de também presentear a biblioteca do TJMT com um exemplar, vai enviar para os participantes do webinário um e-book sobre gestão de pessoas. A juíza federal Ana Cristina é doutora em Business Administration, pela Florida Christian University, e mestra em Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), PHD em Filosofia e tem formação em Coaching e Master Coaching.
 
A palestra está disponível, clique AQUI 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

03/08/2020 13:22