Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Faltam 10 dias para a 15ª Semana Nacional da Conciliação

Daqui a 10 dias o Poder Judiciário de Mato Grosso dará início à 15ª Semana Nacional da Conciliação (30/11 a 4/12) e os preparativos para que o Judiciário mato-grossense obtenha o melhor resultado possível, com a maior quantidade de audiências que promovam a resolução consensual dos conflitos, seguem a todo o vapor.
 
 
Durante esta semana, vários tipos de conflitos poderão ser resolvidos, como, por exemplo, questões contratuais, divórcio, alimentos dos filhos, a guarda dos filhos entre os pais, entre outros. É importante que os envolvidos compareçam às audiências munidos de empatia e boa vontade, visando a composição amigável do conflito.
 
A partir de uma audiência marcada, as duas partes do conflito, com o auxílio de um terceiro facilitador, podem esclarecer as suas perspectivas sobre o caso, a fim de construir uma solução para que o problema seja resolvido de forma satisfatória para ambas as partes. O acordo permite uma solução rápida e prática. De forma consensual, é possível resolver conflitos de forma rápida, fácil e segura, já que o resultado da audiência é homologado por um juiz e tem a mesma validade de uma sentença.
 
“A população deve priorizar a utilização da conciliação e mediação porque cada um sabe o que é melhor para si mesmo. Terceirizar a solução de um problema, que só quem está sentindo sabe realmente o seu grau de importância, não me parece ser o melhor caminho. Pois se corre o risco de resolver a questão, mas não o conflito. O importante é trabalhar, com o uso das técnicas adequadas a cada caso concreto, a causa que levou àquele conflito, chegando a melhor solução para todos os envolvidos, onde todos saiam satisfeitos, onde não haja a dualidade de vencedor x perdedor”, afirma a presidente do Nupemec, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
Este ano, com a pandemia da Covid-19, uma mudança será perceptível aos participantes: a priorização das audiência de conciliação e mediação por meio de videoconferência. “O contexto da pandemia ressalta em todos nós a humanidade, o que temos em comum. Em razão disso, a colaboração tende a ser muito mais profunda, muito mais forte, e isso impactará diretamente na Semana Nacional da Conciliação”, pontua a coordenadora do Nupemec, juíza Cristiane Padim da Silva.
 
 
Conforme a magistrada, o movimento nacional pela conciliação vem demonstrando o fortalecimento da cultura do diálogo entre os brasileiros. “Tenho certeza de que, juntos, alcançaremos o nosso objetivo, que é o da pacificação social efetiva. A Semana Nacional da Conciliação é um período muito importante para buscarmos a resolução pacífica dos nossos conflitos”, assinala.
 
 
Caso o conflito ainda não esteja ajuizado, é importante procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) mais próximo. As audiências da fase pré-processual serão realizadas nos Cejuscs da Capital, da Infância e Juventude, Juizado Volante Ambiental e dos Juizados Especiais Cíveis da Capital.
 
 
Nas comarcas do interior, serão realizadas em um dos 37 centros judiciários. São eles: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alta Floresta, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
 
 
Encontre AQUI o Núcleo ou o Centro de Conciliação mais próximo de você.
 
 
Em caso de dúvidas, o Nupemec está à disposição para os esclarecimentos necessários, por telefone - (65) 3617- 3658 / 3617-3659 (13h às 19h) – ou e-mail (nupemec@tjmt.jus.br).
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 
 
 

19/11/2020 18:22