Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Dedicação, esforço e estudo contínuo são ingredientes essenciais para a magistratura

Não é fácil e certamente, o concurso para o cargo de juiz é um dos certames mais exigentes da carreira jurídica. Realizar o sonho da magistratura é uma caminhada longa e árdua, porém os resultados são bastante compensadores. Histórias como a dos magistrados da turma de 2004, que nesta quarta-feira (24 de novembro) comemoram 16 anos de magistratura, compensam todo o esforço vertido.
 
Para Melissa de Lima Araújo, do Juizado Cível e Criminal de Lucas do Rio Verde o sonho da magistratura foi semeado ainda no decorrer do curso de Direito - realizado na cidade mineira de Ituiutaba. Assim que formou, se voltou para si e empreendeu com afinco nos estudos para o concurso público. "No decorrer destes 16 anos, tive a oportunidade de passar por diversas comarcas do Estado, nas mais diversas regiões. Sou muito realizada como magistrada e acredito que a magistratura, mais que uma profissão, é um meio de se trabalhar em prol dos demais, tentando pacificar os conflitos e tornar a sociedade mais justa", relembrou.
 
Para a juiza Melissa, o trabalho árduo requer estudo constante e dedicação. "Contudo é extremamente gratificante. Tenho imenso carinho por todos os lugares pelos quais passei, cada um com sua peculiaridade, mas posso afirmar que muito aprendi em cada um deles e tenho saudades de muitas pessoas que encontrei ao longo da jornada", comentou. A juíza já passou pelas comarcas de Canarana, São José do Rio Claro, Diamantino, Jaciara, Juscimeira, Colniza, Cotriguaçu, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Barra do Bugres e atualmente está em Lucas do Rio Verde.
 
Já a juíza da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Nova Mutum, Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, encontrou nessa profissão a sua vocação. "A felicidade de poder fazer alguma diferença na vida das pessoas, seja concedendo uma adoção, um leito de UTI, um direito negado ou resistido, restituir a esperança de justiça a quem teve seus direitos ou de seus familiares violados, nos motiva a persistir diante dos percalços dessa linda, porém árdua missão, cada vez menos valorizada nos dias atuais", ponderou.
 
Ana Helena foi aprovada no concurso aos 23 anos, um ano depois de formada, após curso preparatório. "Tomei posse recém completado os 24 anos, e ao longo dos anos jurisdicionei nas Comarcas de Nova Monte Verde, Apiacás, Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Tapurah, São José do Rio Claro e Nova Mutum", comentou e acrescentou que os maiores desafios, na época, foram a distância das comarcas e a falta de experiência prática diante da imensa responsabilidade do cargo.
 
Também completam 16 anos de carreira na magistratura os juízes Carlos Augusto Ferrari, da 4ª Vara Cível de Barra Garças, Gabriel da Silveira Matos, da 3ª Vara Cível de Sorriso e Jorge Alexandre Martins Ferreira, que atua na Segunda Turma Recursal Temporária.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

25/11/2020 08:31