Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Estabelecimento de metas e dedicação refletem em produtividade na Comarca de Poconé

Magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todo Estado estão há mais de um ano em regime de teletrabalho obrigatório por força da pandemia da Covid-19. Os índices que apontam a produtividade no período de um ano na Comarca de Poconé (a 104 km ao sul de Cuiabá) refletem nas 2.599 sentenças proferidas durante o trabalho remoto e reforça que o estabelecimento de metas e comprometimento da equipe geraram bons resultados. Em 2019 havia 17 mil processos em trâmite na Comarca, hoje são 5.823, demonstrando a continuidade da prestação de serviços, mesmo quando os prazos dos processos estão suspensos.
 
Além disso, foram baixados 2.314 processos de forma definitiva e computadas 4.004 decisões de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021. Para manter os índices satisfatórios de produtividade na Comarca durante a pandemia a juíza Kátia Rodrigues Oliveira, diretora do Foro, disse que foi elaborado plano de trabalho para todos os servidores, como a expedição de Ordem de Serviço para atingir processos que impactam na taxa de congestionamento.
 
Segundo a magistrada, a medida visa priorizar os processos mais antigos e processos da Meta 1 e 2. “Com isso, cada servidor deve dar andamento a uma quantidade determinada de processos, resultando em um número considerável ao final do mês. Essas medidas criam metas, organizam a rotina de trabalho e faz com que os servidores e servidoras tenham a disciplina necessária ao exercício das atividades diárias, pois sabem que apesar de estarem em casa tem que gerar o resultado esperado”, afirma.
 
De acordo com Kátia Rodrigues Oliveira, o retorno ao teletrabalho dos oficiais de justiça reflete diretamente nos bons números alcançados na Comarca. “Todos oficiais de justiça de Poconé são do grupo de risco. Estamos apenas com uma oficial cedida de Várzea Grande para desempenhar atividade presencial, cumprindo apenas as medidas urgentes, devido ao excesso de serviço. Com o retorno dos oficiais ao teletrabalho a oficial ficará apenas com aqueles mandados que não foram cumpridos on-line ou os que realmente precisam ser presenciais. Isso possibilita o cumprimento das intimações para audiências por videoconferência, gerando maior celeridade”, explicou.
 
Além disso, a magistrada destaca que Poconé é a segunda Comarca mais produtiva entre as comarcas de Primeira e Segunda entrâncias e atribui o feito à gestão e disciplina, além de reuniões mensais para analisar as dificuldades e o que pode ser melhorado.
 
“Creio que o teletrabalho é algo excepcional pois acabamos mais focados nas funções e resultados. Além disso, não há fatores externos que dispersam o exercício da função. Os atendimentos a advogados foram realizados por todos meios. E-mail, telefone, whatsapp, videoconferência. Recebi muito elogios dos advogados pois o acesso se tornou rápido, sem necessidade de se deslocar até Comarca. Atendi advogados de outros Estados e até no exterior, inclusive no início da pandemia atendi um advogado que estava em Miami. Com uma gestão organizada o teletrabalho só produz frutos positivos, pois otimiza as funções sempre focado em resultados”, concluiu a juíza.
 
Confira AQUI os canais de acesso da Comarca de Poconé.
 
Leia matérias correlatas:
 
 
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

06/04/2021 08:29