Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Produtividade: mais de quatro mil decisões são proferidas em um ano em Nova Xavantina

A Comarca de Nova Xavantina (a 645 km a leste de Cuiabá) manteve o ritmo de trabalho no período de pandemia, após a determinação de regime obrigatório de teletrabalho e registrou 4.144 decisões proferidas. Somam, de 20 de março de 2020 a 20 de março de 2021, 1937 despachos e 1036 sentenças. Mesmo com as portas fechadas para atendimento ao público e com prazo dos processos suspensos em razão do alto risco de contaminação para a Covid-19, magistrados e servidores mantiveram os bons números de produtividade.
 
Com duas varas, Juizado Especial e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) foram distribuídos 1.193 processos e homologados 283 acordos.
 
Com objetivo agilizar os trabalhos e ao mesmo tempo manter distanciamento social, o magistrado conta que dentre as rotinas de trabalho que foram implementadas está a virtualização de 100% dos processos físicos da Comarca de Nova Xavantina. “Com isso, evita-se que magistrados, servidores e advogados tenham que ir diretamente ao Fórum, correndo riscos relacionados à Covid-19.”
 
Para o juiz Ricardo Nicolino de Castro, diretor do Fórum, “a pandemia pegou todos de surpresa, e o ano de 2020 foi desafiador e ao mesmo tempo muito inovador com relação ao Poder Judiciário, notadamente no Estado de Mato Grosso, em que os números falam por si, demonstrando uma maior celeridade, produtividade e compromisso com a presteza e eficiência”, comentou.
 
O magistrado falou sobre o novo formato de trabalho para que todos os serviços fossem mantidos para atender a população.
 
“As audiências e atendimentos às partes continuaram a ser realizados, agora de modo virtual, fazendo com que se ganhe tempo na tramitação de processos e expediente. Como exemplo, partes e testemunhas de um processo hoje podem ser intimadas por meios eletrônicos e participar de audiências de qualquer lugar do mundo, fazendo com que o serviço jurisdicional, esperado por quem procura o Poder Judiciário, seja oferecido e prestado com muito mais qualidade e presteza. Vemos grande evolução nesse sentido, e por isso, apesar de todos os problemas causados pela pandemia, podemos afirmar que o ano de 2020 foi positivo para o Poder Judiciário”, disse.
 
Para entrar em contato com a Comarca de Nova Xavantina nesse período em que o fórum se encontra fechado, clique AQUI e confira os canais de acesso.
 
Confira mais:
 
 
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

06/04/2021 14:27