Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

PJe: Interconexão entre MPE e Judiciário garante maior velocidade e estabilidade

Poder Judiciário e Procuradoria Geral da Justiça de Mato Grosso comemoram um mês de funcionamento da interconexão das áreas de tecnologia da informação dos órgãos. A inovação, que interliga o Data Center do Tribunal de Justiça e do Fórum de Cuiabá ao Ministério Público Estadual (MPE) e às sedes das Promotorias, tem otimizado o acesso de servidores (as), promotores (as) e procuradores (as) de Justiça ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
A medida permite uma comunicação direta entre os órgãos, sem necessidade do uso da internet. “Antes do termo de cooperação técnica entre TJMT, PGJ e MPE os acessos eram realizados através de links de internet, com a construção de infovias há uma ligação direta com a nossa estrutura de data center, que permite acessar diretamente os nossos servidores de dados, contribuindo com a velocidade, eficiência e disponibilidade de todos nossos serviços”, explica o gerente do Data Center da Coordenadoria da Tecnologia da Informação do Tribunal (CTI/TJMT), Amarildo Gonçalo da Silva.
 
De acordo com o gerente da CTI/TJMT, a interconexão surgiu de uma demando do MPE e para isso a CTI realizou um estudo e constatou a viabilidade do projeto desde que fossem respeitadas as necessidades e práticas de segurança da informação. “Encaminhamos os requisitos básicos para o MPE fazer a interligação, nos mesmos moldes da interligação que temos com o Superior Tribunal de Justiça, o STJ”, destaca Amarildo Gonçalo da Silva.
“Na segunda fase houve o enlace de fibras, interligando o Data Center do Fórum da Capital e do Data Center do Tribunal ao PGJ e MPE. Promovemos testes de camadas de segurança por roteamento, até chegarmos a fase 3 que foi entregar o projeto”, completa. “Agora o MPE e o PGJ têm acesso aos nossos servidores de dados como qualquer comarca, dentro da nossa própria estrutura, seguindo todos os padrões de segurança”, reforça.
 
O gerente de Redes e Segurança da Informação do MPE, Carlos Alberto Arça Gaspar, lembra que desde o início de 2020 a parceria vinha sendo construída, mas com a chegada da pandemia ao Estado os planos tiveram de ser adaptados e com isso só se concretizou no final do ano e agora funciona a todo o vapor. “A interconexão via fibra ótica proporcionou um canal de comunicação direto sem concorrência de acessos no mesmo canal, ou seja, os acessos ao PJe que antes eram feitos através da internet, agora são feitos diretamente através de uma rede dedicada e exclusiva ao acesso, resultando em ganhos de velocidade e estabilidade de conexão somando-se ao fato de que em caso de problemas com a internet, o acesso ao PJe não será afetado.”, avalia.
 
“Uma das vantagens no cenário atual onde o teletrabalho é uma realidade devido ao quadro pandêmico mundial, é a que o acesso ao PJe não concorre com o acesso à internet. Atualmente todo acesso não presencial aos computadores e ferramentas do MPMT, são executados através de VPN (Rede Virtual Privada), gerando assim consumo do recurso de internet, quando o usuário acessa seu computador remotamente e consume a internet, havia uma pequena degradação dos acessos ao PJe devido ao consumo da internet para o acesso remoto e depois para acesso à plataforma do PJe”, exemplifica. “Com o advento da interconexão com TJMT, a degradação e concorrência pelo uso da internet, não é mais uma realidade, experimentamos nos últimos meses uma queda considerável em relação a solicitação de suporte e ou reclamações de lentidão ou indisponibilidades quanto ao acesso do PJE”, contextualiza.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Leia matéria correlata
 
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

09/04/2021 08:17