Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo promove 'delivery' de mudas nos bairros Dr Fábio 1 e 2

Os bairros Doutor Fábio 1 e 2 receberam a nova modalidade de distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas do projeto Verde Novo, promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. O 'delivery verde' passou distribuindo, na manhã desta sexta-feira (9 de abril), mais de 500 árvores para os moradores da região.
 
A ação foi pensada nas atuais circunstâncias da Pandemia da COVID-19 e distanciamento social necessário para a redução de casos da doença. Por conta disso, o carro de som foi na frente anunciando aos moradores interessados em receber as mudas gratuitamente que ficassem nas portas de suas residências esperando a van do Juizado Volante Ambiental (Juvam).
 
De acordo com o assessor do Juvam Cuiabá, Sérgio Savioli, O projeto precisou se adaptar a nova realidade. "Encontramos um jeito diferente e seguro de fazer a distribuição e manter o projeto vivo, mesmo com essa situação da Covid-19. Sabemos que estamos num período difícil, mas a arborização urbana precisa continuar e é uma ação de essencial importância para mantermos a qualidade de vida, do ar e da temperatura da nossa Capital", ponderou.
 
Além disso, Sérgio informou que o Verde Novo irá promover mais ações seguindo essa dinâmica de distanciamento e medidas de precaução contra a Covid-19. "Nós promovíamos a distribuição em locais centralizados e esperávamos as pessoas irem até nós, mas agora nós iremos levar as mudas aos bairros e locais mais distantes que ainda não haviam sido contemplados", disse e adiantou que atenderá aos barros nos quais mais receber solicitações dos moradores por meio do email verdenovo@tjmt.jus.br
 
Para a assistente social e moradora do Doutor Fábio 2, Roseane Oliveira Costa, a ação foi um sucesso. "Estou levando umas 10 mudas de várias espécies e vou plantar junto com meus filhos - ali na avenida da minha casa. Lá não tem árvores e o sol castiga, nos dias quentes não temos uma sombra para podermos nos refrescar. Sabemos da importância do plantio de árvores e da preservação do meio ambiente e por isso ensinarei aos meus filhos essa lição. Quero que eles cresçam num lugar mais verde e confortável", revelou Roseane.
 
Já a pensionista, Maria Aparecida, disse que as mudas que recebeu vão para a sua calçada e algumas serão plantadas no quintal. "Vou plantar essa frutífera dentro do meu quintal que é uma jabuticaba, sempre quis ter uma dessas. Então cuidarei como uma filha. Já essas outras duas que o pessoal do Verde Novo me sugeriram - vão para a calçada fazer sombra. Temos um vizinho que tem uma árvore grande na porta e sempre que queremos conversar vamos para debaixo dela. Agora eu vou poder convidar eles pra minha porta também", comentou.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

09/04/2021 14:53