Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Marcelândia: experiência adquirida com teletrabalho garante tranquilidade em 2021

 A experiência adquirida em 2020, durante a adoção do regime de teletrabalho obrigatório para prevenir o avanço da pandemia, tem garantido bons resultados na Comarca de Marcelândia até hoje. Segundo dados do Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (DAPI), em um ano de home office (até março de 2021), foram proferidas 4.163 decisões e 1991 decisões.
 
“Depois do baque que foi ter que fechar o fórum em 2020, nos organizamos, ganhamos experiência e quando veio a determinação de novo fechamento este ano todo mundo já sabia o que fazer”, avalia a juíza-diretora do fórum, Thatiana dos Santos.
 
A juíza reforça que contou com apoio das gestoras da Comarca, com os servidores e servidoras, a assessoria do gabinete dela, e demais colaboradores (as). “Fizemos vários mutirões para o arquivamento de processos ainda em dezembro. Tivemos o mutirão para digitalização dos processos e migração para o PJe, não tínhamos Apolo Eletrônico, eram todos processos na forma física, tivemos que escanear, então foi feito um trabalho de triagem, coloquei a minha assessoria para avaliar os processos que estavam aptos para ser arquivados, e daí não precisou fazer a digitalização e concentramos essa força tarefa na triagem dos processos e depois a digitalização”, resume.
 
“A troca de informações com colegas foi muito importante e o suporte que o Tribunal de Justiça e a Corregedoria-Geral tem dado às comarcas são imprescindíveis para que o serviço à população não fosse suspenso durante todo esse tempo e para que os processos não ficassem parados”, aponta. “Na minha visão os juízes auxiliares tiveram uma conduta impecável e transmitiram muita tranquilidade para os magistrados nas comarcas do interior ao passar as diretrizes de trabalho, respondendo qualquer dúvida. Embora as reuniões fossem todas virtuais, percebi uma maior proximidade dos juízes auxiliares com a gente aqui do interior”, aponta “Eu me senti muito acolhida tendo essa proximidade com todos eles. Com esse novo modelo de trabalho, audiências e reuniões virtuais, mesmo em casa a gente consegue desenvolver um trabalho satisfatório para ao jurisdicionado”, analisa.
 
A magistrada cita que foram distribuições 1.527 processos novos em um ano e 2.576 arquivados definitivamente, a Comarca também registrou 229 acordos homologados no período. Desde o mês de junho do ano passado as audiências estão sendo realizadas de forma virtual e somam 127 audiências por videoconferência realizadas até março deste ano.
 
“Fizemos as audiências, inclusive eu tive que fazer as de conciliação, porque só conseguimos conciliador em fevereiro deste ano. Achei que o resultado foi muito bom, pois com a presença do magistrado percebi que as partes ficam mais propensas a formar um acordo”, acredita.
 
"O bom resultado se deve ao trabalho de toda equipe. Sou titular em Cláudia e estou cumulando em Marcelândia, tive que fazer algumas adaptações na condução da Comarca para que os servidores trabalhassem do meu jeito e ambas tiveram resultados satisfatórios durante a pandemia", informa a magistrada.
 
Thatiana dos Santos destaca que o esforço é constante na Comarcar. “O trabalho continua. A gente não pode esmorecer, nem desanimar. Sempre encorajo os servidores das comarcas que atuo a cumprirem seus horários ainda que estejam em casa. Nós fazemos o mapeamento da produtividade de todos os servidores, antes mesmo da pandemia já tínhamos a experiência de um servidor que estava em teletrabalho e nunca deu problema. Eu acho que em 2021 toda essa experiência acumulada com o teletrabalho deixou a equipe mais tranquila para dar prosseguimento no home office”, completa.
 
Canais de acesso – A Comarca de Marcelândia atende o público externo por meio dos telefones (66) 3536-2707 e 3536-2534 e o celular de plantão (66) 99281-9746. No Portal do TJMT também podem ser consultados todos os canais de comunicação eletrônicos e demais serviços oferecidos pelo Poder Judiciário. Acesse AQUI.
 
 
Leia matérias correlatas:
 
 
 
 
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

12/04/2021 11:16