Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Comarca de Primavera do Leste julga quase 70 mil processos em ano de pandemia

 
Entre março de 2020 a março de 2021, os magistrados e magistradas da Comarca de Primavera do Leste (a 321 km ao sul de Cuiabá) julgaram cerca de 70 mil processos, sendo 39.140 decisões e 19.166 sentenças proferidas. Em um ano de pandemia, mesmo com as portas do Fórum fechadas, os sete juízes e juízas não mediram esforços e realizarem 636 audiências por videoconferência e 46 audiências de conciliação, arquivando 20.352 processos.
 
Os dados são do Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (DAPI) e para o juiz diretor do Fórum de Primavera do Leste, Alexandre Delicato Pampado, revelam o empenho dos (as) magistrados (as) na prestação jurisdicional das sete Varas (sendo duas criminais, quatro cíveis e Juizado Especial cível e criminal), além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). “Os dados falam por si mesmos e demostram de maneira segura e eficaz um grande aumento na produtividade no número de sentenças, decisões, arquivamentos e demais atos processuais”, declaro Pampado.
 
Os (as) julgadores (as) contaram com o suporte de cerca de 110 colabores (as) entre terceirizados (as), credenciados (as), servidores (as), e estagiários (as), que atuam em regime de teletrabalho desde o início da pandemia e em alguns períodos se revezaram para desempenhar as funções presencialmente, respeitando normativos do Poder Judiciário que visavam a segurança sanitária na Comarca.
 
“Apesar de todas as dificuldades encontradas nesse período de pandemia, o mesmo foi muito produtivo para a comarca de Primavera do Leste. Nesse período, a Comarca mudou de prédio, inauguramos de maneira responsável as instalações do novo Fórum, também foi instalada mais uma Vara Criminal e o esforço de juízes, servidores e demais colaboradores do nosso fórum foi o grande responsável por aumentar a produtividade aqui da Comarca. Esse período, embora, boa parte, em teletrabalho, a gente verificou que a produção aumentou significativamente”, cita o magistrado.
 
Em julho do ano passado, a Comarca deu início a virtualização dos processos físicos, inclusive com apoio dos (as) advogados (as) que atuam na localidade. A digitalização dos processos físicos foi prevista na Portaria 042/2020-DF, assinada pelo juiz-diretor do Foro, Alexandre Delicato Pampado, atendendo a determinação da portaria-conjunta n. 371/2020-PRES-CGJ, que dispõe sobre a desmaterialização de autos e a virtualização dos processos físicos em todas as unidades judiciárias do Estado. “O Tribunal de Justiça de Mato Grosso forneceu diversas novas ferramentas para que os juízes e servidores conseguissem desenvolver suas atividades, de maneira apropriada e segura, ainda nesse período de pandemia”, destaca.
 
Para que o atendimento ao público externo continuasse ocorrendo, mesmo com a adoção de medidas de prevenção impostas pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o Poder Judiciário estimulou a criação de canais de acesso às unidades judiciárias de Mato Grosso e mantém a lista atualizada no banner “Covid-19”, disponibilizado na página principal do Portal do Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br).
 
Uma das inovações foi a adoção do WhatsApp Business, o atendimento eletrônico é realizado durante horário de expediente, das 13h às 19h, nos dias úteis, por ordem de chegada das mensagens. Importante observar que são números de telefones fixos, mas para o serviço funcionar o contato precisa ser feito pelo aplicativo de mensagens seja pelo celular (WhatsApp) ou pelo computador (WhatsApp Web).
 
Atendimento – Atualmente, o Fórum se encontra fechado em razão da classificação epidemiológica de risco de contaminação e como medida temporária de prevenção ao contágio pela Covid-19. Confira AQUI os canais de acesso
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

13/04/2021 13:20