Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Encontro do Laboratório de Inovação apresenta ferramentas colaborativas para gestão

Em busca de soluções criativas e eficientes para atingir os objetivos estipulados no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, os membros do comitê interdisciplinar participaram de uma oficina com o servidor da Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Vitor Martins Dutra, sobre Inovação e Ferramentas tecnológicas e colaborativas de trabalho.
 
A apresentação, que foi realizada de forma virtual na última sexta-feira (9 de abril), contou com a participação e magistrados e servidores, ofereceu várias possibilidades para o desenvolvimento de ações e políticas para a concretização das metas da Agenda 2030 no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
De acordo com a Juíza Auxiliar da Presidência, Adriana Sant’Anna Coningham “a realização da oficina teve o intuito de debater e incentivar cada vez mais a cultura da inovação e atuação colaborativa e cooperativa dentro do Poder Judiciário, atendendo ao modelo de governança instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.
 
A magistrada ressaltou ainda que “essa política de inovação no setor público também está na Declaração Sobre Inovação no Setor Público, adotada em 22 de maio de 2019 por 35 membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - Veja AQUI  ) e 5 não-membros, dentro os quais, o Brasil, que tem como objetivo “legitimar a inovação como uma função central e estratégica das organizações do setor público e no trabalho do dia-a-dia dos funcionários públicos”, pelo que acreditamos ser um caminho sem volta, que só trará benefícios ao Poder Judiciário e ao cidadão de modo geral, pois busca melhorar a gestão pública”.
 
Na 1ª reunião do LIODS, foi apresentado o plano de ação do programa "Meio ambiente - Queimadas no Pantanal", assumido perante o CNJ, tema que se relaciona com os ODS 15, 2, 12 e 13. A ação visa trazer o Poder Judiciário para dentro do debate e reunir dados sobre um tema de extrema importância para a região. Lembrando que o Pantanal tem sua relevância ecológica reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como Reserva da Biosfera, e pela Constituição Federal Brasileira, como sítio de Patrimônio Nacional.
 
 
O LIODS MT - foi criado no Poder Judiciário em dezembro de 2020 com a finalidade de criar um espaço criativo e colaborativo para o desenvolvimento de novos produtos, ideias e tecnologias. A medida busca gerar ações diferenciais, fomentando a integração e o compromisso do Poder Judiciário mato-grossense com a sustentabilidade do planeta e desenvolvimento da sociedade.
 
Agenda 2030 - Coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Agenda 2030 foi concebida em 2015 durante Assembleia Geral das Nações Unidas. Tem como objetivo erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
 
O programa é composto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, integrados e indivisíveis para equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Ao todo, 193 países estão comprometidos, incluindo o Brasil.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

14/04/2021 17:17