Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Ouvidoria da Mulher do Judiciário é canal especializado para receber demandas de violência doméstica

A Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário de Mato Grosso é um serviço que amplia o suporte às vítimas de violência doméstica e familiar. Um canal de comunicação direta com a sociedade para recebimento e encaminhamento de denúncias, sugestões, presta informações sobre andamentos processuais sobre o tema e promove a escuta ativa da mulher.
 
A ferramenta, de fácil acesso pela internet, é mais um canal de acesso oferecido pela Justiça estadual que pode ser utilizado por qualquer pessoa para fazer denúncias de crimes de violência doméstica contra a mulher em Mato Grosso, por exemplo.
 
De acordo com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, a Ouvidoria da Mulher é mais uma porta de entrada para que as demandas sejam devidamente encaminhadas e uma forma de ampliar e se conectar com as redes de atendimento.
 
“A violência contra a mulher requer ações céleres para minimizar o sofrimento e o impacto daquelas que sofrem qualquer tipo de crime. Mais este canal que colocamos à disposição de toda a população para auxiliar nas denúncias e para o recebimento de várias outras demandas é uma forma de agilizar os encaminhamentos que ali chegarem e prestar o devido atendimento às vítimas”, disse a presidente.
 
Para a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Gláucia Amaral, a disponibilização desta ferramenta pelo Poder Judiciário de Mato Grosso é de grande importância, principalmente para as vítimas de violência doméstica.
 
“É muito importante as mulheres que são vítimas de violência sentirem que o Poder Judiciário as acolhe, as atende e que o procedimento caminha no sentido de fazer justiça naquelas situações. A Ouvidoria da Mulher é extremamente importante para quem tem processo em tramitação e deseja realmente suprir essa sua necessidade de informações, de comunicação e de ter essa sensação de que o procedimento caminha no sentido de resolver o problema.”
 
Segundo Gláucia Amaral, canais de comunicação e acesso como a Ouvidoria da Mulher são eficientes para o propósito que foram criados. “Tanto para as partes justamente se sentirem amparadas para que elas possam tratar do seu processo e ver uma resposta daquela queixa que elas tenham naquele momento, e seja útil para o próprio Judiciário, pois pode-se fazer uma medição do que está acontecendo nas determinadas situações”, concluiu.
 
Serviço – para fazer qualquer manifestação na Ouvidoria da Mulher basta acessar o site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso: www.tjmt.jus.br , no banner específico ou pelo ClickJud e preencha o formulário eletrônico.
 
Você também pode fazer contato por e-mail: ouvidoria@tjmt.jus.br 
 
Quebre o Ciclo – Várias ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher são realizadas na gestão da presidente Maria Helena Póvoas, que tem como uma das bandeiras a equidade de gênero. Uma dessas iniciativas é a campanha “Quebre o Ciclo – A vida recomeça quando a violência termina”, com objetivo de levar informação e mostrar que as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas.
 
 
Diversas ações são promovidas para difundir as orientações por meio da imprensa, além de formar parcerias com os poderes e instituições para fortalecer, nos municípios, a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, entre outras.
 
 
Acesse AQUI o hotsite da campanha.
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

14/09/2021 09:41