Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Privados de liberdade têm artigo aprovado para apresentação em mostra cientifica da Unemat

Dois privados de liberdade que atualmente estão recolhidos no Centro de Custódia de Cuiabá tiveram um artigo acadêmico aprovado para apresentação em um evento científico promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Essa publicação é resultado do curso de extensão "Direitos humanos e Justiça em Mato Grosso: o GMF e o acesso a mestrados reconhecidos pela CAPES", realizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT).
O artigo será apresentado nesta quinta-feira (25 de novembro) no Grupo de Trabalho 1 que tem como tema “Direito, Violência e Ciências Criminais”, a partir das 13h.
 
De acordo com a gestora de projetos do GMF-MT, Alianna Cardoso Vançan, que participará do Grupo de Trabalho 1, o objetivo desta gestão do GMF-MT “é justamente proporcionar um espaço de construção/reconstrução de saberes e vivências a partir e além da academia que possa contribuir para reflexões, conscientizações e ressignificações dos conceitos, institutos e fazeres da seara jurídica, política e social.”
 
O GMF-MT realizou projeto de extensão e mentoria acadêmica para o ingresso em programas de pós-graduação ”Direitos Humanos e Justiça de Mato Grosso" para privados de liberdade e profissionais do Sistema Penitenciário (SISPEN). Os privados de liberdade se inscreveram para o evento e tiveram êxito, como explicou a gestora de projetos do GMF-MT.
 
“A aprovação do trabalho dos privados de liberdade no evento científico da Unemat ocorreu às cegas, ou seja, atendendo ao edital e concorreu nas vagas amplas, o que significa o avanço do sistema penitenciário em diálogo com a universidade. É motivo de muito orgulho”, ressaltou Alianna Cardoso Vançan.
 
O projeto de mentoria foi desenvolvido ao longo do ano de 2021 e concorreu ao Prêmio Innovare em duas categorias: especial e tribunal. O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil
 
O evento realizado pela Unemat reúne vários em um só: II Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade; V Jornada de Estudos de Direito; e V Ciclo de debates – GMF e Unemat, onde serão promovidos painéis, minicursos, mesas redondas, grupos de trabalho.
 
Essa é uma ação conjunta que tem como parceiros o Poder Judiciário de Mato Grosso e o GMF-MT e várias instituições, campus universitários da Unemat Diamantino, Alto Araguaia e Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, por meio de seus Nupedif/Diamantino e Nuepe/Alto Araguaia-Rondonópolis, Clínicas, Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade e cursos de Direito.
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

24/11/2021 13:55