Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Escola da Magistratura homenageia primeiro diretor, desembargador João Antônio Neto, nesta 2ª-feira

O primeiro diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador João Antônio Neto, 101 anos, será homenageado na próxima segunda-feira (29 de novembro). A deferência será prestada durante a cerimônia de celebração de 15 anos da Lei Complementar 257/2006, que institucionalizou o setor como órgão integrante do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
A solenidade será realizada na sede da Esmagis-MT, localizada no anexo desembargador Atahide Monteiro da Silva, a partir das 9h, oportunidade em que também será inaugurado o estúdio de gravação das aulas de ensino a distância, webinários e dos programas desenvolvidos pelo setor.
 
Natural de Couto de Magalhães, no Estado de Tocantins, nasceu em 19 de abril de 1920. Chegou em Mato Grosso com nove anos, cursando o ensino fundamental em Guiratinga e o médio em Cuiabá. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (1944-1948). Apaixonado pela educação, foi professor entre 1949 a 1994. Dentre as disciplinas aplicadas, estão a Teoria Geral do Estado e Direito Civil, na antiga Faculdade de Direito de Cuiabá e Literatura Brasileira e Portuguesa, no Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá.
 
Também foi professor titular fundador da Universidade Federal de Mato Grosso, onde lecionou Direito Civil, Perspectivas Contemporâneas, Estudos de Problemas Brasileiros, Instituições do Direito Público e Privado, Teoria do Estado, Direito Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Processual Civil, Filosofia do Direito e Cursos de Extensão em Ética e Retórica. Coordenou, na UFMT, o Centro de Humanidades e o Centro de Letras e Ciências Humanas. Ainda na Universidade de Cuiabá (Unic) foi Professor de Português Instrumental.
 
Na Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso, lecionou Direito Constitucional, Retórica e Estilística, Lógica Jurídica e Filosofia do Direito, entre 1985 e 1993. Na Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso foi professor de Retórica e Estilística em 1994.
 
Paralelamente à atividade de professor, advogou de 1951 até 1958, quando foi aprovado no concurso para juiz no Judiciário mato-grossense. Em 1967, ascendeu ao desembargo, aposentando-se em 1973. Como desembargador, foi presidente e vice-presidente da Corte, membro permanente das bancas examinadoras para concursos de juízes substitutos e de direito (1967-1973); juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (1964); compilador e organizador da Revista Juriscível, Jurispenal e Trimestral de Jurisprudência dos Estados, do Estado de São Paulo (1965-1976); diretor dos Anais Forenses do Estado de Mato Grosso (1967-1973).
 
Depois de aposentado, continuou trabalhando, sendo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil-MT entre 1979-1985, assessor técnico da Presidência do TJMT (1988) e conferencista em Mato Grosso. Como escritor, seu primeiro livro Vozes do Coração’, foi concebido antes de o magistrado completar 18 anos, fruto da paixão pela literatura que adquiriu por influência da mãe, que o ensinou a ler aos seis anos. A obra, que reúne poemas que falam do amor de pai, amor de mãe e o amor entre irmãos, foi publicada no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, onde estudava na época.
 
Na sequência vieram outras obras como Banquete de Palavras; História do Poder Judiciário de MT; Três gerações; Palavras Grávidas, Palavras Mesmíssimas, Palavras quase outros, Palavras Reversas, Poliedro; Remanso, Revelação das Palavras e Silhuetas , totalizando cerca de 20. Também fundou a revista cultural Canga, em 1951, veículo informativo que marcou época.
 
É membro da Academia Mato-grossense de Letras, ocupando a cadeira 25.
 
Leia matérias correlatas nos links abaixo:
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

26/11/2021 14:41