Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Cejusc propõe acordo para fim de dívida entre amigas em Luciara

Uma dívida de R$ 2 mil colocou em risco a amizade de quase 20 anos de Maria Iraene da Silva e Arizeth Luz Gomes Alves, mas uma audiência de conciliação realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) durante a 3ª Expedição Araguaia-Xingu em Luciara (a 1177 km de Cuiabá) deu fim ao impasse.
 
Maria Iraene conta que trabalhou com Arizeth e por morarem em uma cidade pequena, com cerca de 2.500 habitantes, se aproximaram. A amiga foi demitida do emprego e passou por dificuldades financeiras, pediu o valor emprestado e ela de bom grado concedeu. Entretanto, após quase três anos a dívida não foi quitada, as cobranças causaram desconforto entre as duas. “Com a pandemia as dificuldades aumentaram e agora estou precisando do dinheiro. Como tudo foi feito verbalmente fiquei insegura sobre quando iria receber”, revela Maria Iraene.
 
“As coisas não melhoraram de lá para cá. Mas fechamos o acordo de pagamento da dívida. Serão oito parcelas de R$ 250 e tudo voltará a ser como antes”, acredita Arizeth.
 
As amigas elogiaram a atuação do Cejusc e a Exedição como um todo. “Todos que fazem parte do projeto são muito atenciosos, ajudam a gente até além do que vieram para fazer, dão orientações, sugerem qual serviço procurar. Gostei muito do evento”, completa Maria Iraene.
 
Em Luciara, a equipe do Cejusc de São Félix do Araguaia, se juntou a Expedição, já que o município pertence à Comarca. Além da gestora da unidade e três mediadores, a juíza Janaína Cristina de Almeida, da Vara Única de São Félix do Araguaia e do Cejusc, acompanhou os atendimentos. “Apesar da distância entre as duas cidades ser de apenas 100 km, a condição da estrada é péssima e não há ônibus todos os dias, o que dificulta demais a população procurar os serviços judiciários”, analisa a magistrada. “Participo desde a primeira edição da Expedição e sempre realizamos as audiências e a homologação dos acordos, com a manifestação do MP que também integra o projeto, no mesmo dia. A população fica muito satisfeita”, completa.
 
TRE – A magistrada Janaína Cristina de Almeida também é juíza da 15ª Zona Eleitoral e afirma que a Justiça Eleitoral está sempre presente na Expedição Araguaia-Xingu e as expectativas de atendimentos este ano foram superadas. Em Luciara foram realizados 120 atendimentos, sendo que cerca de 60% deles foi para alistamento eleitoral, e muita procura do serviço por indígenas. “É uma grata surpresa para nós, pois é a garantia deles exercerem o direito ao voto, ou seja a plena cidadania promovida pela Expedição Araguaia-Xingu”, comenta.
 
A juíza ainda lembrou das dificuldades dos jovens irem a São Félix para tirar o primeiro título de eleitor. “A população de Luciara é muito carente para se deslocar até a Comarca, o que gera um prejuízo enorme, pois sem o documento o cidadão não pode exercer o direito do voto e a Expedição vem há três anos tornando o acesso acessível, frase de um juiz maranhense que é muito real", completa.
 
Ainda são parceiros do Judiciário na Expedição: Juvam, TRT – 23ª Região (doação de lentes e armações de óculos e distribuição de cartilhas educativas), Defensoria Pública, MPE, Defesa Civil, Politec (confecção de RG), PM, PJC, Receita Federal, INSS, Secel, Seciteci, Detran, Senar, Marinha do Brasil, Energisa, Secretaria de Saúde de Cuiabá (doação de medicamentos), Escola de Cabeleireiros Galvan e prefeitura.
 
Confira a programação abaixo
 
 
São Félix do Araguaia
Data: 30/11 - 8h30 às 17h
Local: Escola Estadual Hilda Rocha Souza
 
 
Cocalinho
Data: 02/12 - 8h30 às 17h
Data: 03/12 - 8h30 às 17h
Local: Escola Municipal José Umberto Moreira
 
 Alcione dos Anjos/Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

30/11/2021 09:29