Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Judiciário promove palestra sobre adoção em parceria com a Ampara

A Comissão Estadual Judiciário de Adoção (CEJA) do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à adoção (Ampara), promovem nesta terça-feira (30/11) às 19h, uma palestra para esclarecer aos pretendentes à adoção como funciona o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O encontro será realizado no Instituto da Língua Inglesa, no Jardim das Américas.
 
Elaine Zorgetti Pereira, secretária-geral da CEJA, será a palestrante da noite, onde trará informação sobre os passos a serem realizados antes da inclusão dos pretendentes no SNA e o que ocorre posterior a autorização judicial para inserção no cadastro.
 
“O pretendente será cadastrado no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e irá aguardar a criança ou adolescente, conforme o perfil desejado. A inclusão do interessado no cadastro será feita na data da sentença de habilitação e tem validade por três anos, onde deverá ser solicitada a renovação do cadastro antes desse prazo expirar.” Explica Elaine.
 
Como a Adoção é um ato de amor que começa bem antes da adoção em si, um amor incondicional, pois onde vidas se encontram e novas famílias se formam com o auxilio da Justiça para que haja o resguardo para todas as partes.
 
“Todos os trâmites são necessários, pois a preocupação é sempre proteger os direitos das crianças e adolescentes, visando o melhor para eles, e assegurando uma adoção correta, em uma família que está preparada para dar amor e carinho.” Afirma a secretária-geral da CEJA.
 
O grupo “Gestação Adotiva” foi idealizado para dar suporte aos pretendentes à adoção de crianças e adolescentes, com informações a respeito da espera e de todo o processo que envolve a adoção. A psicóloga da Ampara, Fernanda Denadai Bueno faz parte da Diretoria da associação, e já promoveu outros encontros com várias temáticas, com a intenção de esclarecer etapas do processo, inclusive aos que já estão incluídos no SNA.
 
As palestras foram iniciadas em fevereiro deste ano de forma on line, em virtude da pandemia, e agora em novembro 2021, o último encontro do ano será presencial. “O objetivo é sanar as dúvidas, pois as pessoas têm dificuldades para dar entrada nas documentações, que agora são on line”, esclarece a psicóloga Fernanda.
 
Assessoria de Imprensa da CGJ/MT
 
 

30/11/2021 09:59