Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Judiciário e TCE assinam termo de cooperação para compartilhamento de sistema de controle de acesso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) firmaram um termo de cooperação técnica para cessão de direito de uso gratuito com a devida implantação do sistema “Adsumus”, criado pelo TJMT, a ser disponibilizado ao TCE-MT com o compartilhamento do sistema (código fonte) sem, contudo, compartilhar a base de dados pessoais já registrados e nem o modelo de autenticação.
 
O Sistema “Adsumus” é o novo sistema de controle de acesso e monitoramento de pessoas gerenciado pela Coordenadoria Militar do TJMT, possibilitando o controle de forma inteligente, utilizando dados de diversas bases como próprio Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Receita federal.
 
O sistema “Adsumus” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, para facilitar o gerenciamento da movimentação de pessoas em todos os órgãos do Poder Judiciário de Mato Grosso. A ferramenta foi implantada primeiramente no Tribunal de Justiça, depois na Comarca de Cuiabá e gradativamente nas demais comarcas.
 
Com o termo de cooperação técnica, o TCE-MT espera dar celeridade e maximizar a sua segurança, através de informações mútuas entre o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas que visam aperfeiçoar o controle e o acesso as suas instalações; tornar mais segura as dependências da instituição; automatizar a geração de relatórios e estatísticas sobre entradas e acessos de pessoas às dependências do TCE-MT; intercambiar informações, conhecimentos, entre outros benefícios.
 
A execução do Plano de Trabalho não implicará em transferência de recursos financeiros entre os Tribunais. O prazo de vigência do termo é de 12 meses, contando da data de assinatura. Os participantes se obrigam a manter sigilo das ações executadas em parceria, utilizando os dados somente nas atividades que, em virtude de lei, lhes compete exercer, não podendo, de qualquer forma dar conhecimento a terceiros das informações geradas no Termo de Cooperação.
 
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

30/11/2021 13:49