Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo faz distribuição de mudas de árvores na Semana da Compostagem

O projeto Verde Novo, idealizado pelo Juizado Especial Volante Ambiente (Juvam) de Cuiabá, distribui mudas de árvores nativas e frutíferas hoje e amanhã, sábado (07 de maio), no Ecoponto Lixo Zero, no estacionamento do supermercado entre as avenidas Governador Dante Martins de Oliveira e Itália. A ação, em parceria com as entidades Teoria Verde e Agricultura Bioativa Ambiental (ABA), faz parte das atividades desenvolvidas na Semana da Compostagem.
 
O diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, disse que a participação do Juvam é de extrema importância no processo de conscientização. O gestor ambiental destacou que finalizar a semana com a distribuição de mudas de árvores é uma forma de investir em educação ambiental na prática. “Aproveitamos que as pessoas vêm fazer descarte no Ecoponto e de presente levam mudas de árvores e uma porção de terra bioativa”, frisou Peliciari.
 
O engenheiro agrônomo Paulo Teodoro, diretor da ABA, pontuou que a parceria é uma conexão que possibilita a viabilidade de um planeta sustentável. “Queremos contribuir sempre para melhorar a qualidade ambiental. Então, essa transformação dos resíduos orgânicos em nutrição para a fertilidade do solo é singular e de grande relevância”, sublinhou Teodoro.
 
A distribuição de mudas de árvores frutíferas nesta sexta-feira vai ser até às 18h, e amanhã, sábado, até às 12h. De acordo com a engenheira florestal do Juvam, Rosiani Mendes Carnaíba, a meta do Verde Novo é ter uma cidade completamente verde. As mudas doadas no Ecoponto são de goiaba, tamarindo, ata, graviola, caju, pitanga, acerola, amora, manga bourbon, ipê roxo, jacarandá, ipezinho de jardim e ingá.
 
Além de auxiliar as pessoas na escolha das mudas, Rosiani Carnaíba explica as características da espécie e como deve ser feito o plantio.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário mato-grossense, através do Juvam Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição da imagem – Foto 1 colorida, no Ecoponto, no estacionamento do supermercado, tendo ao fundo o veículo do Verde Novo/Juvam. O diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, com camiseta do Ecoponto; no centro da imagem o diretor da Aba, Paulo Teodoro, e ao lado a engenheira florestal Rosiani Carnaíba.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

06/05/2022 17:03