Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Por dentro da Magistratura: desembargador Sebastião de Moraes é o entrevistado de maio


Já está no ar a 14ª edição do programa Por dentro da Magistratura, que desta vez tem o desembargador Sebastião de Moraes Filho como entrevistado. Nascido no município de Nossa Senhora do Livramento, o magistrado graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 1973. Também possui graduação no Curso Técnico de Contabilidade, pela Escola Técnica de Contabilidade - Palácio da Instrução, em Cuiabá/MT.
 
Moraes ingressou na magistratura em 1985 e, desde então, jurisdicionou as comarcas de Barra do Garças, Dom Aquino, Poxoréu, Jaciara, Tangará da Serra e Cuiabá. Foi juiz eleitoral e presidente substituto por dois mandatos no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Ascendeu ao cargo de desembargador no dia 7 de janeiro de 2005, atuando como corregedor-geral da Justiça no biênio 2013/2014 e membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja - TJ/MT). Atualmente é presidente da Segunda Câmara de Direito Privado e da Primeira Câmara de Turmas Cíveis Reunidas de Direito Privado.
 
Durante o bate-papo, dentre tantos assuntos, o desembargador falou sobre a coragem de ser magistrado. “Existem duas frases de George Ripents, que foi professor da Faculdade de Paris, e que me chamam muita atenção. Uma, ‘quando o Direito ignora a realidade, a realidade se vinga, ignorando o Direito.’ Outra, ‘as normas morais acima das leis positivas’.”
 
Por dentro da Magistratura – O programa é desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e é gravado mensalmente. Tem como objetivo conhecer experiências e condutas de magistrados a partir de situações pessoais durante a carreira, opiniões e escolhas com intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a magistrados e magistradas. Por este link, assista às edições anteriores.
 
 
 
 
 
Esta matéria contém recursos de texto alternativo para prover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Fotografia colorida. Na lateral esquerda, o ícone de play acompanha o texto: /tjmtoficial. Na parte superior central está o logotipo do Programa Por Dentro da Magistratura, a foto do Desembargador Sebastião Moraes Filho acompanhados do texto: Desembargador Sebastião Moraes Filho, Assista agora! 14º Episódio. Assina a peça o logotipo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

10/05/2022 12:11