Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Ribeirinho Cidadão: Defesa Civil articula ações de prevenção a incêndios no Pantanal de MT

Os incêndios no Pantanal de Mato Grosso tomaram as manchetes de jornais de todo o mundo e deixaram traumas difíceis de serem reparados para as populações tradicionais que ocupam os territórios que foram devastados. Para evitar novas catástrofes, núcleos locais compostos por pessoas das comunidades foram formados com o apoio da Defesa Civil. Durante a expedição do Ribeirinho Cidadão, projeto do Poder Judiciário, Defensoria Pública e parceiros, como a Defesa Civil, foi possível reunir as iniciativas de combate ao fogo e alinhar as ações. O juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, é o responsável pelos trabalhos.
 
A reunião esteve sob a orientação do líder da equipe da Defesa, Benedito de Araújo Gomes, o Núcleo de Proteção e Defesa Civil de uma das maiores comunidades do Pantanal, São Pedro de Joselândia, e ocorreu na última quinta-feira (5).
 
Membro do Núcleo, Phameela Loiry Rosa de Oliveira, relembrou os momentos dolorosos em que o fogo consumiu a vegetação, dizimou animais e causou danos à saúde dos moradores por conta da fumaça que escureceu o céu durante semanas.
 
“Durante os incêndios florestais, o sentimento era de estar de mãos atadas, de querer fazer mais e não poder fazer por não termos condições. A gente ajuda no combate ao fogo. No primeiro incêndio, ficamos perplexos e corremos atrás de formar um grupo de pessoas com equipamentos. A partir disso, formalizamos o grupo e conseguimos incluir gente para fazer a brigada de combate aos incêndios. Do ano passado para esse ano, diminuir as queimadas. Esse é o elo que precisamos ter entre nós e que só é possível alinhar nesse espaço que o Ribeirinho oportuniza”, contou.
 
Líder da equipe da Defesa Civil no Ribeirinho, Benedito aproveitou para dar espaço aos membros das incitavas locais falarem sobre suas principais demandas como a preocupação ema elação à água potável na comunidade. Por ser uma área alagável do Pantanal, a contaminação do lençol freático é um dos desafios para a população.
“O Núcleo é uma das formas de ter defesa civil dentro de localidades que são mais complicadas e difíceis, não só com relação ao acesso físico, mas também pela dificuldade em acesso à tecnologia, transporte público e até telefonia. Nós todos que acostumamos andar por aqui nessa expedição, entendemos muito bem as pessoas que vivem aqui e nada mais importante do que criar e fortalecer esse Núcleo para que as pessoas daqui possam tomar conta de si. Temos uma relação de muita confiança e o Núcleo é uma representação da Defesa incentivando a sociedade organizada”, explicou.
 
Para Phameela, que é responsável pela articulação institucional e soluções de logística junto ao Núcleo, “a reunião foi muito proveitosa porque estamos em um momento em que estávamos afastados e precisávamos resolver, unir as instituições daqui da nossa comunidade. Isso é muito importante. Nosso único objetivo é a união da nossa comunidade, que deve ser fortalecida. Com isso, os órgãos públicos podem olhar a gente com outros olhos e ajudar quem precisa”, finalizou.
 
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
 
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Imagem 1: fotografia colorida mostrando os integrantes do Nucleo da Defesa Civil em São Pedro de Joselândia. Eles estao sentados em cadeiras e formam um circulo.
Imagem 2: fotografia colorida mostrando a equipe da Defesa Civil posando para foto
 
 
Nos links a seguir você lê outras matérias sobre o Ribeirinho Cidadão
 
 
Andhressa Barboza/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

10/05/2022 14:03