Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Escola Nova Esperança em Cuiabá recebe projeto Itinerante do Poder Judiciário de MT

“Estimular jovens e adolescentes a permanecerem no ambiente escolar, com espaços voltados ao fomento do conhecimento, do despertar de habilidades e da criatividade intelectual.”
 
Esse é o objetivo da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CSDI/TJMT), que realizou no último sábado (07) o primeiro evento para o desenvolvimento de ações na Escola Municipal de Educação Básica Rural Nova Esperança , localizada na Rodovia Palmiro Paes de Barros, em Cuiabá.
 
O projeto realizado na instituição de ensino pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Tratamento da Dependência Química, em parceira com o Juizado Especial e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerantes (JEI/Cejusc Itinerante) e Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), deve atender 580 alunos, da Educação Infantil 1 até o 9º ano do Ensino Fundamental.
 
A unidade escolar oferece ainda Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a comunidade do Bairro Nova Esperança, ao lado do “Pequizeiro”, sentido do município Santo Antônio de Leverger, onde moram cerca de mil famílias na Capital.
Durante o evento, os moradores da região receberam conjuntamente atendimentos pelo JEI/Cejusc Itinerante, com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da população, facilitando o acesso às pessoas e levando Justiça às comunidades mais afastadas do centro da cidade.
 
Segundo o diretor da escola, Flávio Miranda, o projeto é transformador na vida da comunidade e dos estudantes. “A população aqui é de baixa renda, 82% recebem o Auxílio Brasil, então é muito carente e muitas vezes não tem condições financeiras de ir até a Justiça resolver um problema. Com o ônibus do Poder Judiciário, foi possível realizar divórcios, pensões, entre outros atendimentos. E isso afeta diretamente na vida dos alunos, pois sem essa ajuda alguns vivem em um ambiente conturbado, apresentam comportamentos violentos, que atrapalham o processo de aprendizado. Então, a gente agradece e espera poder continuar a parceria com o Judiciário para novos eventos.”
 
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
 
Imagem 1: fotografia de ônibus do Juizado Especial Itinerante do Poder Judiciário de Mato Grosso em frente à Escola Municipal Nova Esperança. O ônibus está estacionado em meio às árvores.
Imagem 2: fotografia da equipe do Poder Judiciário de Mato Grosso, juntamente com o desembargador Mario Kono, dentro do ônibus do Juizado Especial Itinerante prestando atendimento à população e posando para foto.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

10/05/2022 15:05